COLUNA DA TRIBUNA

3min de leitura - #

Moro recebe mais um pedido de impugnação

Da Redação

| Edição de 17 de agosto de 2022 | Atualizado em 17 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Moro recebe mais um pedido de impugnação
Imagem descritiva da notícia Moro recebe mais um pedido de impugnação

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Moro recebe mais um pedido de impugnação

A Federação “Brasil da Esperança”, formada por PT, PV e PC do B, que apoia a candidatura do ex-governador Roberto Requião (PT) ao governo do Estado, entrou ontem no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná com pedido de impugnação da candidatura do ex-juiz Sergio Moro (foto), do União Brasil, ao Senado. A federação alega que Moro não preencheu validamente a condição de elegibilidade relacionada à filiação partidária no prazo legal. Para o grupo, em 2 de abril, Moro estava filiado ao União Brasil de São Paulo, não ao órgão partidário da circunscrição eleitoral no Paraná, onde é candidato. Outros pedidos de impugnação já foram protocolados por partidos e candidatos. Moro garante que sua situação eleitoral é regular.

Boa receptividade na Acia
O evento na noite desta terça-feira, promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), que começou a ouvir os candidatos a deputado de Apucarana, foi bastante concorrido. Participaram empresários do comércio, da indústria e do setor de serviços, profissionais liberais e dirigentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, da Unespar e FAP. O primeiro candidato que recebeu uma pauta de reivindicações da Acia foi o ex-secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto (PSD), que concorre a deputado federal. Na sua avaliação, o momento foi muito importante e produtivo, levando em conta que recebeu várias sugestões e também pode apresentar suas propostas. 
Apoio de empresários
O prefeito Junior da Femac (PSD), que acompanhou Beto Preto, ao lado de seu vice Paulo Vital - agora candidato a deputado estadual pelo PSD – também considerou o primeiro ato de campanha de Beto Preto muito satisfatório. “Nossos candidatos Beto Preto e Paulo Vital têm suas candidaturas muito bem avaliadas pelos empresários e demais lideranças locais. Nesta eleição temos uma oportunidade excepcional de fortalecer Apucarana e sua representatividade política no cenário paranaense”, avaliou, ressaltando que empresários como Armando Boscardin e João Ceriani, entre outros, defenderam apoio à dobradinha Beto Preto e Paulo Vital.
“Tocando em frente”
O ex-governador Orlando Pessuti (MDB), candidato ao Senado, diz compreender a postura do governador Ratinho (PSD) em apoiar Paulo Martins (PL) ao Senado. Segundo ele, essa posição do governador é reflexo dos arranjos políticos envolvendo também o presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição. “O governador disse que o candidato oficial dele por conta da coligação e dos entendimentos feitos com o presidente Bolsonaro é o Paulo Martins, mas afirmou também que vai tratar todos com igualdade de condições. Dentro da coligação (que apoia o governador) são cinco candidatos ao Senado. Então, tem que ir ‘tocando em frente’, como diz a música do Almir Sater e Renato Teixeira”, afirma.
Listas atualizadas
O TSE atualizou mais uma vez, nesta quarta-feira, as listas de candidaturas registradas no Paraná. Até o meio dia, a lista apresentava 882 candidatos a deputado estadual, o maior número da história no Estado, com uma variação de 14,99% sobre a relação de 2018, que tinha 767 nomes. O recorde anterior era das eleições de 2014, quando foram registrados 847 candidatos a deputado estadual. Em 2010 foram 641 nomes na disputa. Entre os candidatos a deputado federal, os números também foram atualizados. Agora são 635 nomes na lista de 2022, 41,11% maior que a quantidade de candidatos das eleições de 2018, que teve 450 pretendentes. Ao todo, 23 federais vão à reeleição e 43 estaduais atuais tentam novo mandato.