COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Padre Paulinho recebe homenagem

Da Redação

| Edição de 26 de janeiro de 2026 | Atualizado em 26 de janeiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma comitiva apucaranense acompanhou, no sábado, a missa de despedida do padre Paulinho Amaral na Igreja Matriz de Colorado. Ao final da celebração, o padre recebeu o título de Cidadão Honorário de Apucarana. O autor da lei, aprovada em 2021, o então vereador e presidente da Câmara, Franciley Preto Godoi (Poim), fez a entrega da placa, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e da prefeita de Colorado, Rose Chiquim. Padre Paulinho segue agora em missão para o Maranhão. “Estive aqui em Colorado quando o padre Paulinho Amaral assumiu e agora estou novamente presente na sua despedida”, afirmou o secretário Beto Preto que, além de homenagear o sacerdote que atuou por 15 anos em Apucarana — e que batizou seus filhos —, acompanhou o lançamento da Festa do Peão de Boiadeiro de Colorado.

Eleições das comissões

A Câmara de Apucarana retoma as sessões ordinárias na próxima segunda-feira (26) com uma tarefa definida. Segundo o presidente Danylo Acioli (MDB), a primeira sessão será específica para a eleição das comissões. O Legislativo apucaranense conta com sete comissões ordinárias e duas especiais. Os vereadores Tiago Cordeiro (PDT) e o líder do prefeito, Moisés Tavares (PP), são os que encabeçam o maior número de colegiados como presidentes. A atual legislatura trocou três vereadores por via judicial. Como Odarlone Orente (PT), Lucas Leugi (PSD) e Pablo da Segurança (Cidadania) assumiram posteriormente à formação das comissões, pode haver grandes mudanças no quadro atual.

Posse na Amuvi

A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) realizará, na próxima quinta-feira (29), a cerimônia de posse da nova diretoria – Gestão 2026. O evento acontecerá às 10h30, no Salão da Igreja Imaculada Conceição, em Rio Branco do Ivaí, cidade administrada pelo prefeito Pedro Taborda Desplanches (MDB). Ele assumirá oficialmente a presidência da Amuvi, dando continuidade ao trabalho do atual presidente, Primis de Oliveira (PSD), de Godoy Moreira. Inicialmente, a cerimônia estava prevista para o dia 30 de janeiro, porém a data foi antecipada em razão da agenda do governador Ratinho Junior (PSD) em Apucarana.

Nova pesquisa

Está prevista para esta quinta-feira (29) a divulgação de uma nova pesquisa da corrida eleitoral para o Governo do Estado e Senado. O levantamento é do instituto 100% Cidades/Futura e a aplicação dos questionários está em andamento. Entre os nomes avaliados para o Palácio Iguaçu, além dos que já vêm sendo consultados, como o senador Sergio Moro (União), os deputados Alexandre Curi (PSD) e Requião Filho (PDT), e os secretários de Estado Rafael Greca e Guto Silva (PSD), os cenários apresentados incluem os ex-governadores Alvaro Dias (MDB), Beto Richa (PSDB) e Cida Borghetti (PP). A sondagem inclui ainda Luiz França (Missão) e Paulo Martins (Novo).

Filipe organiza caminhada

Presente na caminhada organizada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL), encerrada anteontem em Brasília sob mau tempo e tempestade de raios — o que resultou na hospitalização de quase 50 pessoas —, o deputado londrinense Filipe Barros (PL), apontado como homem forte de Jair Bolsonaro no Estado, anunciou ontem que pretende realizar uma ação semelhante no Paraná. O deputado não deu maiores detalhes do projeto, mas afirmou que tem por objetivo visitar todas as cidades do estado que representa. Barros deve colocar a ideia em prática já nas próximas semanas, aglutinando outras lideranças conservadoras em torno da caravana paranaense.