Vários prefeitos da região acompanharam ontem a inauguração do Escritório Regional do Paranacidade, na Avenida Ayrton Senna da Silva, em Londrina. O novo espaço visa ‘encurtar’ o caminho e agilizar o suporte técnico e administrativo do órgão às prefeituras da região em projetos junto ao governo. Os prefeitos de Ivaiporã, Carlos Gil, e de Godoy Moreira, Primis Oliveira (PSD), representaram a Amuvi – Associação de Municípios do Vale do Ivaí – na solenidade. O superintendente de Apoio aos Municípios (SAM), Sérgio Onofre, que atua diretamente com prefeitos em apoio a projetos, também participou do encontro junto do prefeito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), e dos prefeitos de Arapongas, Rafael Cita, e de Sabáudia, Hugo Manueira. Os prefeitos foram recepcionados por Camila Mileke Scucato, superintendente do Paranacidade.
Reivindicação de Beto
Após a apresentação do novo projeto de regional de captação de água para o norte do Estado na Bolsa de Valores de São Paulo, o presidente da Sanepar, Wilson Lipski, fez questão de reconhecer o trabalho do secretário de Saúde do Paraná e deputado licenciado, Beto Preto, na articulação dessa solução. Segundo Lipski, o projeto atende a reivindicações antigas, que vêm da época em que Beto Preto foi prefeito de Apucarana. “Isso vai fazer com que nós tenhamos todas aquelas suas reivindicações, Beto, que foram realizadas já no passado, quando você era prefeito, sendo executadas agora pelo nosso governador Ratinho Júnior”, completou.
Obras na Câmara
O presidente da Câmara de Faxinal, Fernando Decarle (MDB), tem por meta neste ano iniciar a construção do plenário do Legislativo. No ano passado, o vereador já conseguiu o feito de finalizar as obras da sede administrativa da Casa, que haviam sido iniciadas na legislatura anterior, mas pararam após a empresa vencedora da licitação desistir do projeto. Mesmo com as obras, destaca o vereador, a Câmara devolveu, ano passado, mais de R$ 1,6 milhão ao Executivo. “Atuamos com seriedade, sempre focados em soluções práticas, e isso nos permitiu essa economia que vai virar investimentos na cidade”, comenta.
Eleição do TRE
Quatorze advogadas estão na disputa para compor a lista tríplice para a eleição de uma vaga no TRE – Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Além de ser a primeira vez que apenas mulheres vão concorrer, a votação, marcada para a sessão de segunda-feira (26) do Tribunal Pleno, também vai inaugurar a regra do voto secreto. Uma emenda regimental de dezembro de 2025 alterou o regimento interno, prevendo a partir de agora que caberá ao Pleno indicar “em sessão pública e mediante votação secreta, os advogados para compor o Tribunal Regional Eleitoral”. Formada a lista tríplice, caberá ao presidente Lula escolher a futura desembargadora eleitoral.
Lula empata com Ratinho Jr
Nova pesquisa divulgada nesta quinta-feira, esta do instituto Apex/Futura, mostra um cenário adverso para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a pesquisa, apesar de liderar as intenções de votos em 1º turno, Lula perderia para o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em eventual 2º turno. No embate com o senador fluminense, Flávio apareceria com 48,1%, ante 41,9% do atual presidente. O governador de São Paulo também derrotaria Lula por 46,1% a 41,3%. Contra o governador Ratinho Junior (PSD), o presidente também fica atrás, com 41,2% contra 44,8% do paranaense, em empate técnico dentro da margem de erro.