COLUNA DA TRIBUNA

3min de leitura - #

Prefeito acompanha de perto Feira Verde

Da Redação

| Edição de 29 de agosto de 2023 | Atualizado em 29 de agosto de 2023
Imagem descritiva da notícia Prefeito acompanha de perto Feira Verde
Imagem descritiva da notícia Prefeito acompanha de perto Feira Verde

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Prefeito acompanha de perto Feira Verde

O Programa Feira Verde, implantado em maio de 2022 pela Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria da Agricultura, segue ampliando sua clientela por toda a cidade. “A adesão cresce gradativamente e isso contribui de maneira significativa em diversas áreas. Ganha o meio ambiente com a destinação adequada de recicláveis; ganham as famílias da Cooperativa dos Catadores de Apucarana (Cocap); ganham as famílias que trocam recicláveis por alimentos saudáveis; e, por fim, também ganha a agricultura familiar de Apucarana, que abastece o programa com hortifrutis”, comenta o prefeito Junior da Femac (PSD) que, ao lado do secretário da agricultura, Gerson Canuto, acompanhou nesta terça-feira o atendimento no Residencial Orlando Bacarin e na Colônia dos Novos Produtores.Nos dois bairros foram atendidas 259 famílias e recolhidos 3.576 kgs de materiais recicláveis. 

Com as contas aprovadas 

O ex-presidente da Câmara de Apucarana, vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD), teve aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), sem ressalvas, as prestações de contas de 2021 e 2022, quando comandou o Legislativo. Em ambos os casos, a Corte acompanhou pareceres do Ministério Público de Contas e dos relatores, que julgaram pela sua regularidade. Além disso, em relação ao exercício de 2022, a Câmara de Apucarana foi classificada pelo TCE-PR como a quinta melhor do Paraná no quesito transparência pública. “Tudo isso é fruto de um trabalho responsável realizado pela mesa diretora em conjunto com a equipe administrativa e apoio dos companheiros de Casa”, diz.

Comissão inicia trabalhos

A Comissão Processante (CP) aprovada e constituída pela Câmara de Apucarana na sessão ordinária desta segunda-feira para apurar denúncia contra o ex-presidente do Legislativo, vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD), já iniciou os trabalhos nesta terça-feira. Como presidente da CP foi escolhido o vereador Rodrigo Liévore Recife (União Brasil), como relator o vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB) e como secretário o vereador Moisés Tavares (Cidadania). Poim está sendo notificado para, num prazo de dez dias, apresentar sua defesa na denúncia de infrações político-administrativas e quebra de decoro parlamentar oferecida pelo advogado Douglas Luiz dos Santos.

Ortigara em Lunardelli

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, estará em Lunardelli nesta quarta-feira. Ele vai participar da abertura do Seminário da Cadeia Produtiva do Mel, que será realizado a partir das 8h30 no salão paroquial do Santuário Santa Rita de Cássia. O evento técnico, que vai reunir produtores de mel do Vale do Ivaí, tem como objetivo o incentivo a essa atividade rural que gere renda nas pequenas propriedades rurais. O prefeito Reinaldo Grolla (PSD) espera boa participação de agricultores neste seminário organizado pela Seab, em conjunto com o IDR, Sebrae, Prefeituras e outros segmentos ligados à atividade do campo.

Taborda na Capital

O prefeito de Rio Branco do Ivaí, Pedro Taborda, cumpriu agenda na última segunda-feira em Curitiba. Acompanhado da secretária municipal de Educação, Carmem Veloso, o prefeito foi à Capital reivindicar melhorias para a área de educação. De acordo com o prefeito, entre as demandas do município estão a construção de uma nova escola e melhorias para o Colégio Estadual do Campo, localizado no Assentamento Egídio Brunetto. A unidade concentra alunos da área rural e é estratégica para aquela comunidade. Após passar pela Casa Civil e pela Fundepar, Taborda também foi recebido pelo deputado estadual Alexandre Curi (PSD), com quem tratou de vários outros projetos.