A mobilização do Governo do Estado nas horas seguintes ao tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu e deixou rastros de destruição em outros municípios do Centro Sul do Paraná mostra a força e a capacidade de articulação do governador Ratinho Junior (PSD). Com plano de resposta traçado no final do semana, socorro enviado imediatamente para o local da tragédia e a Assembleia Legislativa mobilizada para votar no domingo alterações no Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap), garantindo repasses de até R$ 50 mil para os atingidos inciarem a reconstrução de suas casas, a semana começou com o secretariado atuando diretamente no local da tragédia e o governador Ratinho de volta à Curitiba tratando de demandas do restante do Estado. O trabalho não para.
Danylo emplaca ideia
O presidente da Câmara de Apucarana, Danylo Acioli (MDB) sugeriu e conseguiu emplacar junto ao secretário municipal de Indústria e Comércio, Emerson Toledo, a realização de uma ‘black friday’ genuinamente apucaranense. A ideia é levar as indústrias de confecção locais, que desenvolvem marcas próprias na cidade, a realizar suas promoções no Espaço das Feiras, facilitando o acesso dos consumidores e criando um atrativo a mais para as empresas que nem sempre contam com pontos de varejo na área central da cidade. O vereador anunciou a novidade na sessão de ontem. “Lancei o desafio e o secretário prontamente aceitou”, agradeceu Danylo.
Reforço na habitação
Vários prefeitos do Vale do Ivaí seguiram ontem para capital do Estado para acompanhar o lançamento da nova modalidade do programa Casa Fácil Paraná voltada aos municípios com até 25 mil habitantes, que representam mais de 80% das cidades do Estado. O programa, em parceria com os municípios - que assumem a oferta do terreno e obras de infraestrutura - garante moradias para as famílias mais vulneráveis economicamente e é uma grande oportunidade para os prefeitos reduzirem suas demandas habitacionais. O prefeito de Rosário do Ivaí, Cézar do Anísio (PSD) e de Faxinal, Hermes Santa Rosa (PSD) fizeram questão de participar da solenidade em Curitiba.
Primavera de temporais
O Vale do Ivaí já soma seis municípios em situação de emergência por conta de problemas climáticos. Além de Jandaia do Sul e São João do Ivaí, que tiveram situação de emergência homologada na semana passada, o governador Ratinho Junior homologou ontem os decretos de Bom Sucesso, Califórnia, Cambira e São Pedro do Ivaí. A lista, em tese, ainda pode aumentar porque no último final de semana novos temporais causaram estragos na região, notadamente em Marilândia do Sul e Mauá da Serra, onde houve registros de grandes estragos em áreas rurais. A primavera de temporais tem exigido muito das Defesas Civis e dos prefeitos da região.
Primis em Brasília
O prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira (PSD), passou em muitos gabinetes na semana passada em Brasília, onde cumpriu uma extensa agenda encerrada apenas na sexta-feira. Durante a passagem pela capital federal, Primis foi recebido pelos deputados Luísa Canziani, Toninho Wandscheer, Beto Richa, Elton Welter, Stephanes Junior, Padovani, Zeca Dirceu, Sérgio Souza, Luiz Nishimori e Tião Medeiros, além de visitar os gabinetes dos senadores Flávio Arns e Oriovisto Guimarães. “A viagem é cansativa, mas vale porque é por uma boa causa. Estamos buscando recursos para melhorar a qualidade de vida do nosso povo e deixar Godoy Moreira cada vez mais bonita. Essa é a nossa missão”, afirmou o prefeito.