O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, não esconde de ninguém sua origem humilde. Quando criança, ele já foi engraxate e sorveteiro. Ontem, segundo dia do Fórum Municipal de Planejamento, Onofre recebeu o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda Vieira, outro que não nasceu em berço de ouro. “Sou filho de mãe analfabeta, de pai semianalfabeto e era o menino que vendia bala na rua. Sou uma prova de como a educação pode transformar a vida de uma pessoa”, disse o secretário para uma plateia formada por professores, líderes comunitários e também por vários estudantes. Sérgio Onofre também enfatizou o jeito simples e acessível do secretário. “Isso é muito importante para quem está em cargo público. Eu também estou na feira, na rua, no centro e nos bairros, em todo lugar, de dia ou de noite, sem segurança, do jeito que sempre fui”, disse. “Tem autoridade que usa carro blindado, segurança etc. Termina o mandato, tem que devolver tudo e aí apanha na rua. De que adiantou a arrogância e ostentação?”, completa.
Emendas agro
Em seu segundo mandato, o deputado federal Sérgio Souza (MDB) vem consolidando atuação como representante do agro - ele é um nome de referência na bancada, com papel de destaque na Frente Nacional da Agropecuária - e também do Vale do Ivaí. Prefeitos da região sabem, por exemplo, que podem contar com o deputado quando o investimento vai beneficiar a zona rural. Nesta semana, os prefeitos dos municípios vizinhos: Ivaiporã, Carlos Gil (PSD) e Jardim Alegre, José Furlan (Cidadania), destacaram obras estratégicas em estradas rurais viabilizadas com recursos do deputado. As emendas passam de R$ 2,3 milhões nesses dois projetos.
Bolsonaro no Paraná
O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), deverá passar alguns dias no Paraná durante o mês de julho. Sua intenção é impulsionar candidaturas a prefeito, vice e a vereadores do Partido Liberal. Por enquanto, está confirmada sua passagem por Londrina, Maringá, Umuarama, Paranaguá e Foz do Iguaçu, além de outras cidades consideradas importantes no cenário político paranaense. Convites para que ele visite o interior do Estado partem dos mais diversos pré-candidatos a prefeito, que veem na sua pessoa um político de grande influência positiva na campanha eleitoral, principalmente junto ao eleitorado de direita.
Encontro do PSB
O deputado federal e presidente do PSB do Paraná, Luciano Ducci, participou ontem, em Kaloré, de um encontro regional do partido. O parlamentar, que é ex-prefeito de Curitiba, se reuniu com correligionários de cerca de 10 municípios da região em preparação para as convenções que começarão em julho. “Estamos organizando o partido e as chapas de pré-candidatos a prefeito, vice-prefeitos e vereadores”, explicou. Segundo ele, o PSB tem atualmente 76 pré-candidatos a prefeito e cerca de 50 pré-candidatos a vice-prefeitos e os encontros regionais garantem proximidade entre o partido e as agendas de cada município.
Cabeças do congresso
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou nesta quinta-feira a lista dos 100 parlamentares (deputados e senadores) mais influentes do Brasil no primeiro semestre deste ano. Do Paraná constam os deputados Aliel Machado (PV), Gleisi Hoffmann (PT), Luiz Carlos Hauly (Podemos), Pedro Lupion (PP) e Zeca Dirceu (PT). O levantamento do Diap aponta como mais influentes aqueles que comandam os processos decisórios na Câmara Federal e no Senado Federal. Na definição do Diap, consideram-se “cabeças” do Congresso Nacional aqueles que se diferenciam dos demais do ponto de vista do protagonismo no processo legislativo.