COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Tiago Amaral será novo líder do PSD

Da Redação

| Edição de 08 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 08 de fevereiro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O deputado estadual Tiago Amaral (foto) é o novo líder da bancada do PSD, partido do governador Ratinho Junior, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O londrinense comandará a maior bancada da Casa com dezesseis representantes. Tiago Amaral está no terceiro mandato. Reeleito com 112.731 mil votos, ele foi o quinto deputado estadual mais votado pelos paranaenses. Integram a bancada do PSD, além do próprio Amaral, o presidente Ademar Traiano, o primeiro secretário Alexandre Curi, o líder do governo Hussein Bakri, os deputados Adão Litro, Artagão Júnior, Cloara Pinheiro, Cobra Repórter, Evandro Araújo, Gugu Bueno, Luiz Claudio Romanelli, Marcelo Rangel, Marcia Huçulak, Marcio Nunes, Moacyr Fadel e Tercílio Turini.

Sessões extras 

O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Molina (PL), convocou duas sessões extraordinárias para esta quinta-feira, às 8 horas e às 8h40. Os vereadores vão discutir três projetos de lei, um do Executivo e dois do Legislativo. O projeto do Executivo trata da concessão de subsídio no valor de R$ 0,70 na tarifa do transporte coletivo de Apucarana. Além deste, os vereadores vão votar um projeto de lei complementar da Mesa Diretora que trata de uma reestruturação no quadro de cargos em comissão da Câmara. A terceira matéria é um Projeto de Decreto Legislativo que referenda convênio entre o Município e o Ministério da Agricultura para execução do Programa Agropecuária Sustentável.

Posse em Faxinal

Na primeira sessão ordinária após o recesso, realizada nesta segunda-feira, o suplente de vereador Josinei Santos Ribeiro (MDB) tomou posse na Câmara de Faxinal. Ele ocupa a vaga deixada pelo vereador Carlos Alberto de Sales (MDB), também conhecido por Carlinhos do Cantinho do Coração, que se licenciou para assumir a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, a convite do prefeito Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo. O novo vereador recebeu as boas-vindas do presidente da Casa, Suéder Martins (MDB), e de demais vereadores. Em seu pronunciamento, Carlinhos prometeu trabalhar “em busca de uma sociedade mais justa”.

Disputa na Assembleia

Os deputados Luiz Cláudio Romanelli (PSD) e Tiago Amaral (PSD) estão na disputa pela presidência da comissão mais importante da Assembleia Legislativa do Paraná, ou seja, a Comissão de Constituição e Justiça. A comissão é responsável pela análise da legalidade de todos os projetos que são apresentados e votados no Legislativo. A princípio, a bancada da base aliada do governo Ratinho Junior (PSD) havia fechado um acordo, logo após as eleições de 2022, que Romanelli seria indicado para a presidência da Casa. Mas, após a posse, Tiago Amaral decidiu entrar na disputa. Com o impasse, a eleição, que seria realizada nesta terça-feira, ficou para a semana que vem.

Relator da reforma

O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), escolheu o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) para relatar a reforma tributária. Aliado do presidente Lula, Aguinaldo já havia relatado a proposta na legislatura passada. O texto, no entanto, acabou não indo à votação em meio a uma disputa entre a Câmara e o Senado pelo protagonismo em torno da reforma. Lira também escalou o deputado Reginaldo Lopes (MG), ex-líder do PT, para coordenar o grupo de trabalho que discutirá a redação da proposta. O Grupo de Trabalho (GT) deverá ser instalado até a próxima semana e terá duração de dois meses, tempo necessário para que os deputados debatam o tema.