COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Tião da Femac será cidadão honorário do PR

Da Redação

| Edição de 30 de março de 2022 | Atualizado em 29 de março de 2022
Imagem descritiva da notícia Tião da Femac será cidadão honorário do PR

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou ontem, em redação final, projeto de lei proposto pelo deputado Anibelli Neto (MDB) que concede o Título de Cidadão Honorário do Paraná ao empresário apucaranense Sebastião Ferreira Martins, o Tião da Femac. Ao receber a notícia ontem, em Curitiba, onde cumpria agenda, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), se manifestou emocionado. “Trata-se de uma honra para a nossa família e, ao mesmo tempo, uma honra para Apucarana, ao ver um de seus filhos obter por unanimidade dos deputados o reconhecimento da sua trajetória vitoriosa como empresário, membro da Federação das Indústrias do Estado (Fiep) e pelo seu histórico de filantropia”, comentou Junior, que prestou agradecimento especial ao deputado Anibelli Neto. A entrega da honraria ainda não tem data marcada.

Apoio à rede estadual 
Ao participar ontem do ato, no qual foi oficialmente autorizado o curso de “Técnico em Vestuário” para Apucarana, na Secretaria de Estado da Educação (SEED), o prefeito Junior da Femac fez um relato sobre dois programas que foram implantados. Ele disse que são ações que beneficiam também alunos das escolas estaduais. O programa “De Bem Comigo” garante a distribuição de 5 mil kits por mês de higiene feminina, incluindo absorventes. O segundo programa é a atuação de psicólogos nas escolas, para atendimento na área de saúde mental, em decorrência da pandemia. O secretário Renato Feder se interessou em obter mais informações sobre os programas e agradeceu pelo apoio aos estudantes de escolas do Estado.
De volta à CCJ
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça o pacote de medidas do Poder Executivo que trata da restruturação das carreiras das forças de segurança, do auxílio alimentação para servidores do Estado e da regulamentação da Polícia Penal. Os projetos de lei 106/2022 e 107/2022 e o projeto de resolução 2/2022, todos assinados pelo governador Ratinho Jr (PSD), foram aprovados em primeiro turno durante a sessão ordinária. Já durante a sessão extraordinária, as três propostas receberam emendas de plenário e, com isso, retornaram à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.
Especialidades em Ivaiporã
O governador Ratinho Junior (PSD) e o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, lançam hoje novos ambulatórios médicos de especialidades, que vão assegurar a política de assistência multiprofissional de nove municípios, entre eles Ivaiporã, e ainda de vários consórcios de saúde. O valor do investimento é de R$ 127 milhões. Em Ivaiporã, o investimento do governo do Estado será de R$ 5 milhões. O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), que estará presente no evento, considera esse ambulatório importante para o município, dentro da política do governo do Estado de regionalização da saúde. Ambulatório vai atender 16 municípios da 22ª Regional de Saúde.
Noite mal dormida
Sem explicar o que sentiu para ser internado, o presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira, em discurso em evento para entrega de títulos de terra em Ponta Porã (MS), que passou uma “noite mal dormida” no Hospital das Forças Armadas, em Brasília. O chefe do Executivo deu entrada na unidade de saúde na segunda-feira à noite e teve alta somente ontem pela manhã, após um “desconforto”, como resumiu à reportagem o ministro das Comunicações, Fábio Faria. A Secretaria Especial de Comunicação do governo e a equipe médica de Bolsonaro não explicaram o que aconteceu, nem a quais exames o presidente foi submetido.