COLUNA DA TRIBUNA

3min de leitura - #

Vice assume Prefeitura de Marilândia

Da Redação

| Edição de 17 de janeiro de 2024 | Atualizado em 17 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Vice assume Prefeitura de Marilândia
Imagem descritiva da notícia Vice assume Prefeitura de Marilândia

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

O vice-prefeito de Marilândia do Sul, Walmir Peres (foto), do PRD, assume a Prefeitura do município nesta quinta-feira, em cerimônia de posse que será realizada, às 13 horas, na Câmara de Vereadores. O prefeito Aquiles Takeda Filho (PSD) segue se recuperando do acidente que sofreu no dia de Natal. Como lesionou uma vértebra da coluna, além de quebrar o braço, ele precisa de no mínimo 30 dias de afastamento. Mesmo com dificuldades de locomoção, o prefeito Aquiles deve participar do ato de posse. Walmir assume a Prefeitura pela primeira vez em dois anos de mandato. “Vou dar sequência no trabalho que já vem sendo realizado em nosso município. Temos obras em andamento e algumas obras que serão entregues nos próximos dias. Quem me conhece sabe que eu sempre estive presente nas obras, na zona rural, e agora vou me dividir entre o gabinete e a frente de trabalho”, diz ele. 

Novo comando da Amuvi 

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Lauro de Souza Silva Junior (União Brasil), de Jandaia do Sul, marcou para o próximo dia 26 reunião dos prefeitos para transmissão de cargo ao novo presidente da associação, prefeito Emerson Toledo Pires (MDB), de Cambira. O encontro será às 15 horas, no salão paroquial da igreja matriz de Cambira. Toledo é vice-presidente da Amuvi, porém houve um acordo quando da eleição da nova diretoria, que ele e Lauro Junior ocupassem o cargo um ano cada. Ambos, inclusive, já vêm trabalhando juntos nas ações implementadas pela Amuvi na defesa dos interesses dos 26 municípios do Vale do Ivaí.

Novas datas de posse

A partir de 2027, a data de posse de chefes do Executivo será alterada, conforme a Emenda Constitucional n° 111/2021. Dessa forma, os próximos presidente e vice-presidente da República assumirão o cargo no dia 5 de janeiro, enquanto governadores e vice-governadores iniciarão o mandato no dia 6 de janeiro. Essas cerimônias de posse aconteciam no dia 1° de janeiro, por determinação da Constituição Federal de 1988. As datas de posse para os demais cargos não foram alteradas. Prefeitos e seus vices continuam a tomar posse no dia 1° de janeiro. Deputados e senadores são empossados no dia 1° de fevereiro. 

Turismo em Lunardelli

O prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola (PSD), está trabalhando nos preparativos do Fórum Paranaense do Turismo Religioso, que será realizado em sua cidade no final de abril. O evento é organizado pela Secretaria de Estado do Turismo e contará com a presença de lideranças do turismo religioso de todo o Estado, além de palestrantes renomados na área. Lunardelli foi escolhida como sede do fórum por ser considerada a “Capital da Fé do Paraná”, a qual recebe milhares de romeiros durante o ano todo no Santuário de Santa Rita de Cássia, que em 2024 está completando 30 anos de celebrações. O evento promete movimentar toda a cidade e a região.

Reforma administrativa

Diante de sinais enviados pelo Congresso, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já se prepara para negociar uma possível reforma administrativa a partir da retomada dos trabalhos do Legislativo, em fevereiro. A ideia é evitar que o governo seja “atropelado” pelo parlamento na discussão. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quer abraçar a aprovação dessa reforma, que também conta com apoio no Senado. Segundo assessores de Lula, se o governo não negociar, o Congresso vai aprovar sua versão da reforma mesmo assim. A proposta em tramitação é do governo Jair Bolsonaro e não tem apoio do PT.