COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Vice comanda ações em Apucarana

Da Redação

| Edição de 28 de dezembro de 2022 | Atualizado em 28 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Vice comanda ações em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com o prefeito Júnior da Femac (PSD) em viagem com a família, o vice-prefeito Paulo Sérgio Vital (foto), do PSD, vem atendendo as principais demandas na prefeitura de Apucarana durante esta semana. Em gestões passadas havia um histórico de brigas e rompimentos entre prefeito e vice na cidade. Mas a partir de 2013 isso mudou com um bom entrosamento entre então prefeito Beto Preto e o vice Júnior da Femac. E, depois, esse bom relacionamento continuou com Júnior da Femac e Paulo Vital. O cenário fortalece o grupo político liderado pelo agora deputado federal eleito, Beto Preto, e pelo prefeito Júnior da Femac. Vale observar que nesta gestão Paulo Vital também tem acompanhado de perto todas as ações administrativas do prefeito e de seus secretários.

Auxílio da Saúde 

O secretário de Estado da Saúde e deputado federal eleito, Beto Preto (PSD), anuncia nesta quinta-feira o repasse de recursos da chamada “contribuição de socorro” ao Fundo Municipal de Saúde de Apucarana. O anúncio será feito, às 10 horas, no Hospital da Providência Materno Infantil, onde também será oficializada a entrega de novos equipamentos. De acordo com o secretário, esse auxílio socorro está sendo direcionado, de forma parcelada, a todos os hospitais e instituições de saúde do Paraná que prestam serviços à população por intermédio do Sistema Único de Saúde e que estão sob a gestão municipal. Valor total chega a R$ 3,2 milhões para Apucarana.

Posse na Câmara

A equipe administrativa da Câmara de Vereadores de Apucarana já está preparando a sessão solene de posse da nova Mesa Executiva do Legislativo, que acontece na próxima segunda-feira (dia 2). O ato está marcado para as 10 horas, no plenário da Câmara. A nova Mesa Executiva, que vai dirigir o Legislativo nos próximos dois anos, está assim constituída, conforme eleição realizada no último dia 19: presidente, Luciano Augusto Molina Ferreira (PL); vice-presidente, Valdeir Tiago Batista Cordeiro de Lima (MDB); primeiro secretário, Rodrigo Lievore “Recife” (União Brasil); e segundo secretário, Mauro Bertoli (União Brasil). 

Lupi na Previdência

O presidente do PDT, Carlos Lupi, só aguarda um chamado do presidente eleito Lula para assumir o Ministério da Previdência Social. Lupi disse nesta quarta-feira que é o nome a ser indicado pelo partido para a pasta. “O indicado serei eu mesmo, para evitar uma crise no partido”, afirmou. “Estou aguardando o chamado final do presidente”, acrescentou. Na engenhosa montagem do ministério, Lula reservou a Previdência para o PDT. O partido, que lançou Ciro Gomes no primeiro turno e apoiou o petista no segundo turno, resistia a aceitar o governo. Preferia uma pasta com políticas públicas mais visíveis. Mas, diante da falta de opções, decidiu aceitar o convite.

Ministro em férias

O ministro da Justiça e Segurança Pública do Governo Bolsonaro, Anderson Torres, está de férias desde o último dia 22 e segue com o descanso até 31 de dezembro. A ausência do ministro ocorre mesmo diante da pasta ser cobrada para atuar firme contra ataques violentos realizados por bolsonaristas na capital federal e que vêm crescendo desde a diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O futuro chefe da pasta no governo de Lula, Flávio Dino, é quem tem sido o porta-voz do assunto e articulador de ações na área de segurança com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). 

VAPT-VUPT

FPM Prefeituras recebem nesta quinta-feira o terceiro repasse de dezembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), já que amanhã é feriado bancário. O montante registra uma queda de 0,5% em comparação com dezembro de 2021.

PRÉ-CANDIDATO As eleições municipais acontecem somente em 2024, mas em Faxinal já surgiu um pré-candidato a prefeito. Trata-se do vereador licenciado Marcelo Fabiano dos Santos (União Brasil), o Catarino, secretário municipal de Serviços Urbanos.

NA CÂMARA O narrador de rodeios Marco Brasil, primeiro suplente do PP, deverá assumir a Câmara dos Deputados no lugar do deputado federal reeleito Ricardo Barros (PP), que será secretário de Indústria e Comércio do Paraná.

PORTE DE ARMAS O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes proibiu o porte de armas em todo o território do Distrito Federal até o dia 2 de janeiro, visando a segurança na posse de Lula.