COLUNAS

3min de leitura - #

Novas obras viárias

Editoria de Política

| Edição de 17 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Depois de garantir quase R$ 5 milhões para as obras das ruas Nova Ucrânia e Cristiano Kussmaul – novas ligações da cidade com o Contorno Sul -, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), deve anunciar nos próximos dias outra importante conquista. Trata-se da reconstrução total da Avenida Pinho Araucária, no acesso ao Parque de Exposições da Sociedade Rural. Também se incluem neste pacote o alargamento e recape da Rua Koey Tatessuji, na ligação da Avenida Araucária com o Contorno Norte. Os recursos são oriundos do Programa Avançar Cidades, do Governo Federal. “Serão vias de ótima qualidade de tráfego e poderão contribuir para desafogar o trecho urbano da BR-369, do bonezão até o trevo de acesso ao Afonso Camargo”, avalia Junior da Femac. 

Homenagem O Dia do Enfermeiro será comemorado hoje em Apucarana com um evento promovido pela Prefeitura de Apucarana e a Autarquia Municipal de Saúde (AMS). A data, transcorrida no dia 12 de maio, terá uma homenagem a todos profissionais da área que atuam na saúde pública local, incluindo os enfermeiros da Residência Multiprofissional. “São servidores valorosos que merecem nossa consideração”, destaca o prefeito Junior da Femac. 

É de Apucarana O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, costuma dizer que Ratinho Junior (PSD), mais do que governador do Paraná, é o governador de Apucarana, por ter suas raízes na cidade e no Vale do Ivaí. Segundo ele, também foi preciso que Ratinho Junior se elegesse governador para que Apucarana tivesse importantes demandas atendidas pelo governo do Estado. 

Recado a prefeitos Durante sua passagem por Apucarana, nesta quarta-feira, o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, fez um recado aos prefeitos: “Façam obras estruturantes que atendam à população como um todo”, disse ele, assinalando que projetos desta natureza são bem-vindos ao governo do Estado, como o da Av. Kussmaul, em Apucarana.

Parceiro Segundo João Ortega, o governo do Estado é parceiro dos municípios em projetos que valorizam a população como um todo e o desenvolvimento regional. São projetos que devem atender às vocações dos municípios e da região, que proporcionem também a geração de emprego e renda. De acordo com Ortega, é focado nisso que os prefeitos devem elaborar seus projetos.

Nova comissão A Câmara Municipal de Mandaguari aprovou um requerimento para instaurar uma Comissão Especial de Estudo (CEE) que acompanhará as ações da saúde pública do município por 120 dias. Integrarão a comissão os vereadores Hudson Guimarães, Eron Barbiero, Sebastião Alexandre e Luiz Carlos Garcia (proponentes do requerimento) e Marcia Serafini.

Transição A atenção dos vereadores da Comissão Especial de Estudo de Mandaguari se voltará, principalmente, para a transição do novo secretário de Saúde do município. A pasta teve gestão interina assumida pela assessora especial Deise Dayane Evangelista Vernillo nesta terça, 12 dias após o pedido de exoneração de Vanessa Bueno M.J.C. Neia.

Bolsonaro I O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira em Dallas, nos Estados Unidos, que o objetivo da quebra do sigilo de um dos filhos, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), é atingi-lo. A quebra dos sigilos bancário e fiscal do senador foi autorizada pela Justiça. Relatório do Ministério Público do Rio (MPRJ) aponta indícios de que Flávio Bolsonaro comprou e vendeu imóveis para lavar dinheiro. 

Bolsonaro II “Querem me atingir”, respondeu Jair Bolsonaro ao ser questionado sobre o assunto nos Estados Unidos, para onde viajou a fim de se encontrar com o ex-presidente George W. Bush e de receber uma homenagem da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Para o presidente, a medida é uma “ilegalidade”. Bolsonaro sugeriu que quem quiser atingi-lo vá “para cima” dele. Ele também afirmou que abre os próprios sigilos.

Recurso negado O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou recurso do ex-ministro José Dirceu, que pedia prescrição da pena de 8 anos e 10 meses na segunda condenação dele na Lava Jato. Após a decisão unânime, foi solicitado “imediato ofício para início do cumprimento da pena ao juízo de primeiro grau”, em Curitiba. Com isso, o ex-ministro pode voltar ser preso. Ele está solto desde junho de 2018 após determinação do STF.

Vapt Vupt

O ex-vereador Carlinhos Fontoura, de Ortigueira, foi assaltado em sua casa na noite de anteontem.
Segundo o ex-vereador de Ortigueira, os bandidos, muito agressivos, levaram uma TV de 40 polegadas e um celular.      
Assaltos a vereadores, prefeitos e outras lideranças políticas tem sido comuns no nos municípios da região.            
Maior efetivo da PM nos municípios do Vale continua sendo uma das principais reivindicações de prefeitos.