O campeão brasileiro feminino de futebol em 2025 será decidido no próximo domingo (14), quando Corinthians e Cruzeiro se enfrentam na Neo Química Arena, em São Paulo, às 10h30 (horário de Brasília), pelo jogo de volta da final. A TV Brasil transmitirá o confronto ao vivo, com o pré-jogo começando às 10h.
No primeiro encontro, realizado no último domingo (7) na Arena Independência, em Belo Horizonte, as equipes empataram em 2 a 2. A lateral Gi Fernandes marcou para o Corinthians, mas a atacante Marília igualou o placar ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Gabi Zanotti colocou o Timão novamente à frente, mas a lateral Isabela garantiu o empate para o Cruzeiro. Uma vitória simples dará o título a qualquer uma das equipes, enquanto um novo empate levará a decisão para os pênaltis.
Atual pentacampeão, o Corinthians busca seu sexto título consecutivo e o sétimo na história. As alvinegras estão em sua nona final consecutiva de Brasileirão, sempre como mandantes no jogo decisivo. Em 2019, o Timão perdeu nos pênaltis para a Ferroviária, mas venceu nas edições de 2020, 2022 e 2023 contra Avaí/Kindermann, Internacional e Guerreiras Grenás, respectivamente.
O Cruzeiro, por sua vez, busca seu primeiro título. A equipe mineira chegou à elite do Brasileirão em 2020 e, até 2022, sua melhor campanha havia sido um décimo lugar. Em 2023, chegou ao mata-mata, mas foi eliminada pelo Corinthians nas quartas de final. Nesta temporada, o Cruzeiro foi líder da primeira fase, superando o Corinthians por dois pontos. Nas fases eliminatórias, venceu o Red Bull Bragantino e o Palmeiras, mas foi ultrapassado pelo Corinthians na soma geral de pontos, perdendo o mando de campo na final.
Torcida e Recordes
A campanha do Cruzeiro tem sido marcada pelo crescente apoio da torcida. Na semifinal contra o Palmeiras, 13,5 mil torcedores compareceram ao Independência, um recorde em Minas Gerais. Esse número foi superado na final de ida contra o Corinthians, com mais de 19 mil presentes. O Corinthians, por sua vez, detém o recorde de público em partidas de clubes no Brasil, com 44.529 espectadores na final do último Brasileirão contra o São Paulo.
Vantagem Paulista
Historicamente, o Corinthians leva vantagem sobre o Cruzeiro no futebol feminino, com nove vitórias, dois empates e apenas uma derrota em 12 confrontos. O único triunfo do Cruzeiro foi um 7 a 2 no Brasileirão do ano passado, a maior goleada sofrida pelo Corinthians. O Timão, por sua vez, tem a vitória mais expressiva do confronto: 7 a 1, em 2023.
Esta é a segunda vez que Corinthians e Cruzeiro decidem um título. No ano passado, o Timão venceu a Supercopa Feminina por 1 a 0, com gol de Duda Sampaio, ex-jogadora do Cruzeiro. Em 2025, as equipes se enfrentaram nas semifinais do mesmo torneio, com nova vitória do Corinthians por 1 a 0, gol de Vic Albuquerque.
Prováveis Escalações
O Corinthians não tem desfalques e deve repetir a formação do jogo de ida, com Nicole; Thaís Ferreira, Mariza e Érika; Gi Fernandes, Day Rodríguez, Duda Sampaio, Gabi Zanotti e Tamires; Jaqueline e Vic Albuquerque. Vic é a artilheira da equipe no ano, com 12 gols, e a segunda em assistências, com seis.
No Cruzeiro, seguem fora Giovanna Oliveira, Layza e Fabiola Sandoval. O técnico Jonas Urias pode manter o time do jogo de ida, com Camila Rodrigues; Isa Haas, Paloma Maciel e Vitória Calhau; Isabela; Lorena Bedoya, Pri Back e Gisseli; Marília, Vanessinha e Byanca Brasil.
Com informações da Agência Brasil