ESPORTES

min de leitura

Estreante na Copa, Cabo Verde segue com chances de se classificar

(via Agência Brasil)

| Edição de 22 de junho de 2026 | Atualizado em 22 de junho de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Eles fizeram de novo. Após empatar na estreia contra a Espanha, a seleção de Cabo Verde protagonizou mais uma partida histórica para o futebol da pequena ilha africana, mantendo vivas as esperanças de avançar para a próxima fase da Copa do Mundo.

Os Tubarões Azuis ainda não perderam nenhum jogo nesta Copa. Em dois confrontos contra campeões mundiais, saíram ilesos. Com dois pontos, o país segue firme na disputa por uma vaga na fase eliminatória.

O próximo desafio é contra a Arábia Saudita. Um empate pode garantir o segundo lugar no grupo, desde que a Espanha vença o Uruguai.

Empate emocionante contra o Uruguai

Os cabo-verdianos empataram em 2 a 2 com o Uruguai neste domingo (21). O jogo foi dinâmico, aberto e cheio de emoção.

Cabo Verde mostrou um bom futebol e abriu o placar com uma excelente cobrança de falta de Hélio Varela. O chute forte, de longa distância, aproveitou-se de uma barreira mal posicionada, que se abriu, deixando o goleiro uruguaio sem reação. O primeiro gol do país na história das Copas foi celebrado intensamente, tanto no estádio quanto a milhares de quilômetros dali, na pequena ilha africana.

O Uruguai não demonstrava criatividade e qualidade suficientes para superar a defesa cabo-verdiana. O time africano, por sua vez, encontrava espaço para rápidos contra-ataques. O jogo era aberto e divertido. A Celeste, no entanto, encontrou seu gol após um lançamento de Valverde na área e um cabeceio na trave. Maximiliano Araújo aproveitou o rebote e empatou a partida.

Virada e reação

No último lance do primeiro tempo, veio a virada com Canobbio. O atacante uruguaio do Fluminense recebeu um passe dentro da pequena área, cara a cara com Vozinha, e mandou para o fundo do gol. Sensação da primeira fase, o goleiro de Cabo Verde não conseguiu operar milagres dessa vez.

Imagem ilustrativa da imagem Estreante na Copa, Cabo Verde segue com chances de se classificar
O bom futebol de Cabo Verde não poderia ser punido com uma derrota. Empate justo contra o Uruguai. Foto: REUTERS/Amanda Perobelli/Proibida reprodução

Mas o Uruguai não mostrava consistência para garantir a vitória. E Cabo Verde, sem dúvida, não merecia perder. Coube ao sistema de defesa uruguaio dar o presente que os Tubarões Azuis precisavam.

Erro uruguaio e empate cabo-verdiano

Após um recuo mal feito de Mathías Olivera, o goleiro Muslera saiu da área para tentar evitar que Pina recuperasse a posse, mas acabou facilitando a vida do cabo-verdiano. Com o goleiro fora do gol, foi mais fácil empatar a partida e definir o placar final.

Enquanto a bola entrava, Olivera se desesperava, ajoelhado no gramado, cobrindo o rosto com a camisa. Sabia que a vitória lhe escapava pelos dedos.

Festa em Cabo Verde

O time africano joga um futebol ousado, destemido e alegre. Neste domingo, as ruas de Cabo Verde estavam em festa, pois puderam comemorar duas vezes algo que nunca haviam celebrado em sua história: gols em uma Copa do Mundo.

O torneio não está nem na metade, mas esse título já está assegurado.

?

Com informações da Agência Brasil