ESPORTES

min de leitura - #

Jogos Universitários do Paraná definem os primeiros campeões em Apucarana

Da Redação

| Edição de 18 de julho de 2022 | Atualizado em 18 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Jogos Universitários do Paraná definem 
os primeiros campeões em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os 61° Jogos Universitários do Paraná (JUPS) estão movimentando Apucarana desde sábado (16), com a presença de mais de 2 mil atletas e outras 500 pessoas da área técnica. Os primeiros campeões já foram conhecidos nas modalidades individuais.  

Representando a Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Curitiba, por exemplo, a atleta Ellen Larissa Bail foi a destaque das disputas do xadrez. Ellen garantiu medalha de prata na categoria relâmpago e foi ouro no rápido, contribuindo para que o UFPR conquistasse o título geral da modalidade.

No badminton, Júlia Stefany dos Santos Ferreira, também da Universidade Federal do Paraná, ficou com o ouro no feminino, seguida pelas atletas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Júlia Berger e Júlia Seehagen, com a prata e o bronze, respectivamente. As posições contribuíram para a Unioeste levar o título de campeã geral com as mulheres.  

O judô foi disputado no Clube 28 de Janeiro, com domínio das universidades de Maringá. Na pontuação geral, a Unicesumar garantiu o título somando 51 pontos. Também de Maringá, a UEM ficou com o vice-campeonato, alcançando 25,5 pontos. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) fechou o pódio na 3ª colocação com 15 pontos. 

As partidas de tênis ocorreram no Country Clube. Julia Campos, da UEM, venceu Leinad Belotti, da Unicesumar. Já Flávio Tonon da Unioeste – Cascavel, foi o campeão após superar Murilo Souza, da Unicesumar. Na classificação final, pelo naipe masculino em primeiro ficou a Unioeste com 22 pontos, seguida da Unicesumar com 21 pontos, tendo sido desclassificados a UEM e a PUC-PR. 

A Facnopar, de Apucarana, conquistou cinco medalhas na modalidade de karatê. A instituição apucaranense faturou dois ouros, uma de prata e duas de bronze, terminando a competição em segundo lugar na classificação geral pelos naipes masculino e feminino. 

No feminino, a atleta Emeli Clara Souza Oliveira, que competiu na categoria + 68 quilos, ganhou medalha de ouro no kumite e bronze no kata. Quem também se destacou foi Ian Henrique Costa pela categoria + 84 quilos, conquistando ouro no kumite e bronze no kata. 

Os JUP’s são realizados pelo Governo do Estado. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Apucarana e da Federação Paranaense do Desporto Universitário (FPDU). As disputas coletivas entram na reta final a partir desta terça (19) e seguem até quinta (21). Os resultados completos estão no site http://www.jogosuniversitarios.pr.gov.br/. 


Atletas movimentam o comércio da cidade durante a competição 

As cerca de 2,5 mil pessoas, entre atletas, dirigentes e equipe técnica, que estão em Apucarana para participar da 61ª edição dos Jogos Universitários do Paraná (JUP´s), estão movimentando o comércio local. Os efeitos positivos podem ser sentidos na rede hoteleira, nas lojas, shopping e cinema, mercados, lanchonetes, restaurantes e demais estabelecimentos. 

“Apucarana é mais uma vez a capital do esporte, desta vez com a presença de atletas universitários. A cidade já tem tradição e demonstra capacidade na organização deste tipo de evento, o que acaba trazendo benefícios também para comércio”, afirma o prefeito Junior da Femac.

Na rede hoteleira, o final de semana foi de ocupação máxima. O Hotel Doral, por exemplo, costumava ter uma ocupação na faixa de 30% a 40% no sábado e domingo. “Com os 50 árbitros que participam da competição e mais 15 atletas, atingimos a ocupação máxima no final de semana”, comemora Mayara Fernanda Orathes, responsável pelo setor comercial do hotel. A Praça de Alimentação do CentroNorte Shopping também comemora. “Toda vez que Apucarana sedia jogos registramos uma elevação do movimento em torno de 20%”, estima Ricardo Oliveira de Miranda, proprietário do Restaurante Brasa Grill.