As duplas brasileiras Thâmela/Vic, Carol Solberg/Rebeca e Evandro/Arthur Lanci avançaram para as quartas de final do Mundial de Vôlei de Praia em Adelaide, na Austrália. As partidas começam às 1h (horário de Brasília) desta sexta-feira (21). A classificação veio após vitórias na manhã desta quinta-feira (20), com transmissão ao vivo pela Volleyball World TV.
Infelizmente, outras duas duplas brasileiras se despediram da competição. Ana Patrícia e Duda, campeãs olímpicas, não puderam disputar as quartas de final contra as norte-americanas Donlin e Denaburg devido a uma lesão ainda não especificada. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) informou que exames complementares serão realizados no Brasil. Já André e Renato foram eliminados pelos suecos Hölting Nilsson e Elmer Andersson, com parciais de 2 sets a 0 (16/21 e 14/21).
Líderes do ranking mundial, Thâmela e Vic garantiram a vaga nas quartas após uma disputa acirrada contra as ucranianas Lazarenko e Romaniuk. Após vencerem o primeiro set, cederam o empate, mas fecharam o jogo no terceiro set com parciais de 21/18, 11/21 e 15/8. Elas enfrentarão as italianas Gottardi e Orsi Toth na próxima fase.
Evandro e Arthur Lanci também avançaram após uma vitória de virada contra os suíços Krattiger e Diller. Após perderem o primeiro set por 24 a 22, recuperaram-se com parciais de 21/12 e 15/13. "Conseguimos dar mais um passo. Estou feliz com o jogo de hoje, fomos buscar o resultado. Mais um passo, primeira vez que o Arthur está nas quartas, agora é descansar e abaixar a adrenalina de hoje", comentou Evandro.
Nas quartas, eles enfrentarão os suecos Åhman e Hellvig, atuais campeões olímpicos, que precisaram passar pela repescagem após serem derrotados na fase inicial por George/Saymon e André/Renato.
Carol Solberg e Rebecca foram a última dupla brasileira a garantir vaga nas quartas, superando as alemãs Ittlinger e Grüne por 2 a 0 (21/17 e 21/18). Elas enfrentarão as canadenses Melissa e Brandie, vice-campeãs olímpicas, em busca de uma vaga nas semifinais. "Tentamos estar juntas o tempo todo, já entramos mais ligadas, não seria um jogo fácil. Tivemos alguns instantes em que não conseguimos segurar, mas estivemos sempre juntas, uma chamando a outra... ela [Carol] estava mais pilhada, eu estava tensa", revelou Rebecca.
Jogos do Brasil nas quartas de final
Sexta-feira (21)
- 1h - Thâmela /Vic x Gottardi/Orsi Toth (Itália)
- 5h30 - Evandro/Arthur x Åhman /Hellvig (Suécia)
- 7h50 - Carol Solberg/Rebecca x Melissa/Brandie (Canadá)
Com informações da Agência Brasil