O desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência, realizado no domingo, 7 de setembro, trouxe à Esplanada dos Ministérios o tema "Brasil Soberano". Personagens icônicos como o Curupira, Zé Gotinha e o tamanduá-bandeira Labareda marcaram presença, encantando o público que lotou as arquibancadas.
O evento foi uma celebração do Brasil e de seu futuro, com mensagens transmitidas por estudantes, atletas e militares sobre a importância da soberania nacional, a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) e o Brasil do futuro. Uma bandeira do Brasil de 140 metros quadrados, carregada por pessoas vestidas com as cores nacionais, atravessou a Esplanada, acompanhada de veículos e aeronaves militares, sob aplausos entusiasmados.
Participação Popular
Jovens carregando mudas de árvores nativas, simbolizando o futuro, também percorreram a Esplanada. O professor Leonardo Farias da Cunha, que assistiu ao desfile com sua família, destacou a importância das mensagens de valorização do Brasil e do patrimônio ambiental.
“É importante o país se afirmar soberano, independente, valorizar suas tradições e o povo Brasileiro”, afirmou Leonardo.
Célia Regina Cunha, que veio da Bahia com sua família, celebrou o tema do desfile, reforçando que "quem manda no nosso Brasil somos nós, brasileiros". Já o estudante Eddy Heredia Nascimento, que nunca perde um desfile, destacou a importância do Curupira como símbolo da COP30 e a relação com a soberania nacional.
“Nós temos a maior floresta tropical do mundo, então a gente precisa cuidar dela e cuidar dessa riqueza é ser soberano”, disse Eddy.
Desafios de Acesso
O público começou a chegar cedo para garantir um lugar nas arquibancadas, que estavam abertas desde as 6h20. No entanto, muitos tiveram que assistir de longe, nos espaços entre as arquibancadas, devido à lotação. A técnica de enfermagem Iara Vieira, que chegou às 8h30, expressou sua frustração por não conseguir ver o desfile de perto.
Maria de Lourdes dos Santos, professora, também enfrentou dificuldades, mas conseguiu um lugar em uma arquibancada comum, de onde pôde acompanhar o evento. "Saí 6h30 do Paranoá para ficar mais perto do presidente, mas estou feliz aqui mesmo. O desfile está muito bom. A participação das crianças, os temas. Temos mesmo que defender a nossa soberania," afirmou.
?
Com informações da Agência Brasil