GERAL

min de leitura

Poupatempo faz mutirão para renovar carteira de motorista em São Paulo

Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 26 de novembro de 2022 | Atualizado em 26 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Poupatempo faz mutirão para renovar carteira de motorista em São Paulo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida podem regularizar o documento neste sábado (26), no mutirão feito pelo Poupatempo, em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP). As 10 mil vagas disponíveis são destinadas a motoristas com documentos vencidos entre os meses de janeiro e abril deste ano.

De acordo com o novo cronograma, documentos vencidos em janeiro e fevereiro precisam ser renovados até o dia 30 de novembro, e os vencidos em março e abril devem ser renovados até 31 de dezembro. Aqueles motoristas que estiverem com a CNH vencida fora deste período, poderão regularizar em 3 de dezembro, em uma nova ação.

Notícias relacionadas:

Para garantir uma vaga é preciso fazer o agendamento prévio para o atendimento presencial que está disponível a partir de hoje (23) nos canais eletrônicos, de forma gratuita: no portal

Poupatempo

, no aplicativo Poupatempo Digital e

totens

de autoatendimento e, ainda, no assistente virtual P, disponível também no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Segundo o Detran-SP, a renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do departamento de trânsito. “Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios”, explicou o órgão.

Os motoristas com CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o condutor solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

Para renovar a CNH, basta acessar o Portal Poupatempo ou o aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema. Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.

Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.