Uma operação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo, realizada para combater o comércio ilegal na região do Brás, no centro da capital paulista, acabou em tumulto com vendedores ambulantes na manhã desta terça-feira (5).
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), a confusão começou quando os agentes tentaram conter uma manifestação dos ambulantes que bloqueava o trânsito na Rua Oriente.
Os GCMs agiram para desobstruir o bloqueio, momento em que manifestantes danificaram um escudo da guarda, após atirarem pedras e paus em direção aos guardas. Não houve feridos, conforme informou a secretaria.
Segundo a SSP, um homem de 22 anos chegou a ser detido durante a confusão, mas negou ter atacado os agentes e foi liberado em seguida.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana destacou que, desde o início do mês, tem intensificado o patrulhamento e o efetivo na região do Brás para coibir o comércio irregular. "Um ambulante iniciou uma discussão com os agentes e incitou outros ambulantes a reagirem contra os agentes. Durante o tumulto, objetos foram arremessados na equipe e, para controlar a situação, foi necessário o uso de material de menor potencial ofensivo", afirmou a nota da pasta.
O caso foi registrado como dano no 8º Distrito Policial, na região do Brás.
Com informações da Agência Brasil