GERAL

min de leitura

Sesc SP promove evento em São José dos Campos no Dia Mundial do Lazer

Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 15 de abril de 2025 | Atualizado em 15 de abril de 2025
Imagem descritiva da notícia Sesc SP promove evento em São José dos Campos no Dia Mundial do Lazer

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Sesc SP está comemorando nesta terça-feira (16), em São José dos Campos, o Dia Mundial do Lazer, com o simpósio  Lazer, Sustentabilidade e Desenvolvimento – Caminhos para um Desenvolvimento Sustentável, para estimular a população a refletir sobre a importância dessa prática no cotidiano. O evento visa também fortalecer a ideia do lazer como direito social e sua importância na vida cotidiana, bem como expandir e promover a prática em todo o mundo.

A data foi instituída globalmente em 2021, pela Organização Mundial do Lazer (WLO), e tem como lema neste ano Lazer para uma Sociedade Melhor.

Durante todo o dia, na sede do Sesc São José dos Campos, está sendo discutida uma proposta de reflexão sobre a importância do lazer na sociedade, sobretudo no que tange a temas que atravessam questões contemporâneas, tais como qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e sustentabilidade integral. 

Notícias relacionadas:

A programação inclui palestras, mesas e bate-papos, sempre abordando o papel do lazer no desenvolvimento sustentável e explorando como práticas desse tipo podem contribuir para a preservação ambiental, o bem-estar social e o desenvolvimento econômico equilibrado.

A palestra de abertura, feita pelo professor e pesquisador Sandro Carnicelli, da West Scotland University, destacou experiências e pesquisas que evidenciam a importância de integrar lazer e sustentabilidade como estratégias para enfrentar desafios atuais, como crise climática, desigualdade social e consumo responsável.

“O Dia Mundial de Lazer faz parte da intersecção entre o desenvolvimento do conhecimento sobre lazer e a importância do lazer em políticas públicas, em desenvolvimento emocional, social, cultural e as práticas que existem em nossa sociedade. Ele está aí para nos lembrar de sua importância em diferentes esferas – culturais, sociais, intelectuais, econômicas – e  para a nossa sociedade,  uma sociedade que ainda está muito focada nas relações de trabalho”, afirmou Carnicelli, especialista brasileiro radicado na Escócia.

Também fazem parte da programação as mesas Lazer, Território e Sustentabilidade, com Andrea Rabinovici, Maurício Mendes Belmonte e Thiery Maciel; Educação, Cultura e Diversidade através do Lazer, com Flávio Kishigami, Eduardo Pacheco e Regiane Galante; e o bate-papo sobre Bem-estar e Desenvolvimento, no encerramento do simpósio, com Rodrigo Ataíde e Rosângela Martins.