A Cooperativa Agroindustrial Familiar de Ivaiporã (Cooperfavi) foi oficialmente lançada na noite de quinta-feira (9), durante a 1ª Feira do Agronegócio. Com sede instalada na Central da Agricultura Familiar (CAFI), a cooperativa nasce com o objetivo de fortalecer a comercialização de produtos da agricultura familiar e ampliar o acesso ao crédito.
Segundo o presidente Roni Cobianchi, a cooperativa atuará em parceria com a Associação dos Produtores e Agricultores Familiares (Aprovale). “Vai trabalhar com mercados e Ceasas, especialmente o de Maringá e, futuramente, o de Londrina”, disse. Diferente da associação, a Cooperfavi tem estrutura jurídica própria e fins lucrativos. “Ao final do ano, parte dos lucros será dividida entre os cooperados, conforme o volume movimentado”, explicou Cobianchi.
Cobianchi também ressaltou a importância da Prefeitura de Ivaiporã no desenvolvimento do projeto. “A criação da CAFI e da associação contou com o apoio desde o início do nosso prefeito Carlos Gil e da vice Gertrudes. Eles foram grandes incentivadores, junto aos vereadores que aprovaram o projeto. Foi esse apoio que possibilitou o nascimento da CAFI, da Aprovale e agora da Cooperfavi”, afirmou.
A cooperativa começa com cerca de 100 associados, mas a expectativa é alcançar 200 nos próximos meses. “A Aprovale começou com 30 associados e hoje já conta com 230. A cooperativa tem tudo para seguir esse mesmo crescimento”, afirmou Cobianchi.
O prefeito Carlos Gil celebrou o momento, parabenizou a organização da Feira do Agronegócio e ainda destacou o novo projeto da Cozinha Industrial que está sendo instalado. “É um projeto que vem se consolidando. Hoje estamos tendo a primeira feira, que mostra a força da agricultura familiar. E com a cooperativa, vamos captar recursos e avançar para a industrialização. Já temos espaço e equipamentos chegando para fabricar geleias, compotas e molhos. A ideia é chegar ao desperdício zero e valorizar cada produto do agricultor”, enfatizou.
Além da venda de produtos, a cooperativa também oferecerá linhas de financiamento para produtores. Um dos parceiros é a Cresol, que terá um ponto de atendimento na CAFI.
O presidente da Cresol União dos Vales, José Paulo da Silva, também participou do evento e destacou a importância da iniciativa. “A criação de uma cooperativa que valorize os pequenos agricultores da região sempre foi uma expectativa nossa, e estamos aqui para apoiar a Cooperfavi nesse novo desafio”, afirmou.