CIDADES

min de leitura - #

Aluno de Jardim Alegre é destaque em competição de foguetes

Da Redação

| Edição de 06 de setembro de 2023 | Atualizado em 06 de setembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Aluno de Jardim Alegre é destaque em competição de foguetes

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dois estudantes de Jardim Alegre foram destaque na 42ª Jornada de Foguetes, evento que é a etapa final da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), competição de ciências, física e geografia que chegou este ano à sua 26ª edição que é considerada uma das principais avaliações científicas para estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de todo o País.

Um dos alunos é Tiago Piloni, 17 anos, do 2º ano do ensino médio do Colégio Cívico Militar Anita Garibaldi, que ficou em terceiro lugar na competição. Tiago apresentou seu protótipo na jornada, realizada em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, após se qualificar na 17ª Mostra Brasileira de Foguetes, realizada maio. O critério de avaliação foi o lançamento de protótipos de foguetes feitos pelos próprios competidores a alturas superiores a 100 metros.

O primeiro modelo confeccionado pelo aluno alcançou 104 metros de altura após o lançamento. Classificado e inscrito na etapa final, o jovem lançou seu protótipo diante de um público de aproximadamente 1.500 estudantes de todo o País e ele alcançou 277 metros de altura. Esse feito também o deixou na frente de cerca de 70 equipes, com competidores de todo o Brasil.

“Na hora nem acreditei. Foi minha primeira participação, vindo de uma cidade que muitos nem conheciam. Mesmo assim consegui me igualar a equipes que já competiam há mais de 5 anos”, celebra.

A professora Ana Cláudia Fonseca foi quem deu o empurrão que o jovem precisava para, literalmente, decolar. Ela decidiu inscrever os alunos na Mostra Brasileira de Foguetes e acompanha o desenvolvimento do aluno desde então. “Foi uma maneira de despertar a curiosidade dos alunos, dessa forma eles podem aprender física na prática. E está dando muito resultado”, explica.

75 METROS – Além de Tiago, o Paraná teve outro representante na competição. Vinícius Leal (16), do Colégio Estadual Cristóvão Colombo, também de Jardim Alegre, construiu um protótipo que alcançou mais de 75 metros de altura ao ser lançado, rendendo-lhe também uma medalha de bronze na categoria voltada a estudantes do Ensino Médio.