CIDADES

min de leitura - #

Após acidente, bombeiros fazem alerta sobre uso seguro de bicicletas elétricas

Da Redação

| Edição de 13 de agosto de 2026 | Atualizado em 13 de agosto de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma colisão envolvendo uma motocicleta e uma bicicleta elétrica deixou três pessoas com ferimentos leves no início da manhã desta quinta-feira (13). O acidente ocorreu no cruzamento da Rua Clotário Portugal com a Rua Professor João Cândido, nas proximidades da Praça 28 de Janeiro, em Apucarana, por volta das 7h30. 

De acordo com as informações apuradas no local, o motociclista, um homem de 50 anos, estava a caminho do trabalho no momento da batida. Ele relatou dores no ombro e deve ser encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A bicicleta elétrica era ocupada por duas jovens menores de idade. Após o impacto, as três vítimas encontravam-se conscientes e orientadas.

O acidente reforça a preocupação das autoridades de trânsito com a popularização das bicicletas elétricas, especialmente entre os mais jovens. O sargento Cláudio José Salustiano, do Corpo de Bombeiros, fez um alerta sobre os perigos da falta de habilitação e da inexperiência nas vias públicas.

“Aumentou muito o tráfego desses veículos, principalmente envolvendo menores. A maioria do pessoal que adquire uma bicicleta elétrica, não tem muito conhecimento do trânsito porque não exige habilitação”, comenta. 

“Por eles desconhecerem as normas do trânsito, eles acabam pecando às vezes em algumas situações. E essas situações podem se tornar um problema maior. Hoje tivemos um acidente com foi lesão leve, mas pode ocorrer de uma situação mais complicada “, continua.

Além do desconhecimento das regras, o sargento destacou a total falta de equipamentos de segurança por parte dos usuários da bicicleta elétrica. As duas adolescentes envolvidas no acidente não utilizavam nenhum item de segurança no momento da batida.

“Ambas estavam totalmente sem equipamento, sem capacete, sem cotoveleira, sem joelheira, sem o equipamento essencial para a utilização dessas bicicletas”, ressaltou Salustiano.

O sargento finalizou ressaltando a necessidade de supervisão das famílias: “Por ser uma aquisição fácil os pais acabam comprando para os filhos e não orientam os mesmos como se comportar no trânsito. A partir do momento que você está envolvido no trânsito, o risco de acidente é grande”, finaliza.