CIDADES

min de leitura - #

Apucarana quer criar empregos para quem tem mais de 50 anos

Da Redação

| Edição de 27 de julho de 2023 | Atualizado em 27 de julho de 2023
Imagem descritiva da notícia Apucarana quer criar empregos para quem tem mais de 50 anos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Incentivar a contratação de pessoas com mais de 50 anos e a reinserção no mercado de trabalho deste público são os principais objetivos Projeto Empregabilidade 50+, uma iniciativa da Prefeitura de Apucarana que foi apresentada ontem a vários empresários, representantes de faculdades, de associações e de vários segmentos organizados da sociedade pela Secretaria de Assistência Social.

Conforme argumenta a secretária Jossuela Pirelli, com o aumento da longevidade e as mudanças da pirâmide etária brasileira, se torna necessário repensar a velhice e os processos de aposentadoria. “Seja por questões financeiras, ou com objetivo de se manter ativo e envolvido com tarefas que dêem sentido a vida, cada vez mais é possível observar pessoas que buscam trabalho e renda extra mesmo após atingir idade para aposentadoria”, avalia Jossuela. 

Ela explica que estima-se que, atualmente, Apucarana tenha um pouco mais de 30 mil pessoas nesta faixa etária. 

“Além de representar um número expressivo, a preocupação com a inserção destas pessoas no mercado de trabalho é um reflexo do aumento da longevidade da população”, pontua o prefeito Junior da Femac.

O primeiro passo é promover o cadastramento das pessoas nesta faixa de idade que não estão empregadas e têm interesse de voltar trabalhar, tarefa que será feito pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Agência do Trabalhador.

De acordo com a secretária Jossuela Pirelli, após o cadastramento, está sendo planejado um grande evento para reunir os trabalhadores com 50 anos ou mais, e os empregadores que dispõem de vagas no comércio, indústria e serviços. “Antecedendo este feirão de emprego 50+, vamos ofertar cursos de qualificação dos trabalhadores e orientar para a produção de currículo e entrevista de emprego”, informa a secretária.

O projeto segue em fase de estruturação, com o cadastramento de trabalhadores e cursos de qualificação, entre outras atividades. O feirão da empregabilidade 50+ deve ser realizado em outubro.