CIDADES

min de leitura - #

Arapongas notifica empresa para apressar obra em parque

Da Redação

| Edição de 19 de janeiro de 2024 | Atualizado em 19 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Arapongas notifica empresa para apressar obra em parque

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

APrefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Desenvolvimento Urbano (Seodur), informou nesta sexta-feira (19) que está tomando as providências administrativas e jurídicas para que a empresa Ecsam conclua as obras de revitalização do Parque dos Pássaros até o mês de maio, conforme previsto no contrato. Iniciadas em abril de 2022, as obras passam de pouco mais de um terço do projeto.

“Na verdade, essas medidas estão sendo tomadas desde o início de outubro do ano passado, através de reuniões e até notificações, devido à nossa preocupação de que a obra seja concluída dentro do prazo e com a qualidade exigida. Em função disso, a empresa apresentou um plano de trabalho para dar celeridade à obra, porém não surtiu o efeito que nós esperávamos”, afirma o secretário Fernando Volpato.

Segundo ele, a partir da próxima semana, ações mais contundentes serão tomadas pela administração municipal visando o cumprimento dos prazos contratuais. A obra teve a ordem de serviço em 17 de abril de 2022, com prazo de execução de 720 dias, que encerram em quatro meses. 

O valor do investimento é de R$ 2.672.249.07, oriundos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. “É importante frisar que foram medidos 37% da obra, porém a nossa fiscalização constatou que parte desses serviços não foram executados de acordo com os padrões de qualidade e de projeto. Em função disso, foram pagos apenas 25% do valor global da obra, além da exigência de que os serviços sejam refeitos”, acrescenta Volpato.

Segundo ele, a Prefeitura vem fazendo a sua parte, cobrando e notificando a empresa, porém ela ainda tem um prazo de quatro meses para concluir a obra. “Tecnicamente é possível que a obra seja concluída dentro do prazo, por isso nossa cobrança para que a empresa adote um novo ritmo de trabalho, disponibilizando os recursos materiais e humanos para tal. Por isso estamos dando uma atenção especial para esta questão, que é também uma preocupação do prefeito Sérgio Onofre”, finaliza Volpato.

A reportagem entrou em contato com o setor de engenharia da Ecsam Serviços Ambientais Ltda, mas a empresa afirmou que vai comentar o caso na segunda-feira (22).