CIDADES

min de leitura - #

Cartão do transporte coletivo se torna obrigatório para idosos

Gabriel Paiva

| Edição de 31 de julho de 2023 | Atualizado em 31 de julho de 2023
Imagem descritiva da notícia Cartão do transporte coletivo 
se torna obrigatório para idosos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apartir do dia 15 de agosto, o acesso ao transporte coletivo de Apucarana será apenas pela porta dianteira. É o que informa a Viação Apucarana Ltda (VAL), que vai começar a exigir do público com direito à gratuidade - idosos com mais de 65 anos e portadores de necessidades especiais - a apresentação do Cartão Passe Fácil Gratuito.

O cartão começou a ser emitido em março deste ano e pode ser feito gratuitamente de forma online ou presencial. Até a adoção do cartão, os passageiros que se enquadram como beneficiários da gratuidade da passagem têm entrado nos ônibus pela porta traseira apresentando apenas o documento de identificação. 

De acordo com Roberto Jacomelli, diretor da VAL, essa mudança ocorreu por conta da necessidade de se contabilizar os idosos e as outras pessoas que possuem o direito a passagem gratuita. Em 2022, o governo federal disponibilizou recursos para subsidiar as gratuidades dos idosos no transporte público no Brasil. “Por esse motivo, o objetivo é contabilizar todos os idosos que passam pela catraca. Além disso, próprio município tem interesse em ter essa contabilização”, disse. A VAL presta o serviço através de concessão. Atualmente a tarifa custa R$ 4 e é subsidiada pela Prefeitura de Apucarana.

No entanto, segundo Jacomelli, é provável que a maioria das pessoas que possuem o direito à gratuidade, já tenha feito o cadastro para conseguir o Cartão Passe Fácil. O diretor afirma que cerca de 7 mil idosos já foram cadastrados, o que se trata de um número bem expressivo.

COMO SE CADASTRAR

O cartão pode ser solicitado de forma online pelo site passefacil.valap.com.br. Basta preencher as informações solicitadas, como CPF, nome completo, telefones de contato, e-mail e endereço. Outra opção é comparecer diretamente na loja do VAL, que fica localizada na Rua Rio Branco 652, sala 04, no centro de Apucarana.

7 MIL usuários com direito à gratuidade já fizeram seus cartões de acesso ao transporte, segundo a VAL