A Diocese de Apucarana organiza os últimos preparativos para a 6ª Romaria Diocesana, que acontece neste domingo (09), no Ginásio de Esportes Lagoão. Com expectativa de público em cerca de 20 mil pessoas, segundo o bispo Dom Carlos José, a organização já contabiliza mais de 100 caravanas de romeiros. O número foi repassado na manhã desta sexta-feira (07), e se divide entre ônibus, micro-ônibus e vans.
O evento religioso, que já se tornou um dos maiores do norte do Paraná, receberá devotos de Nossa Senhora de Lourdes vindos dos 36 municípios que integram a Diocese de Apucarana. Conforme dados da organização, 43 das 61 paróquias da região enviarão veículos – um total de 70,4%. Das 102 caravanas que já haviam se registrado junto à Diocese nesta sexta-feira, 69 são ônibus; 22 micro-ônibus; e 11 vans.
As comunidades religiosas que não possuem caravanas são, em sua maioria, de paróquias de Apucarana. No entanto, as Paróquias Coração Eucarístico de Jesus, no Jardim Apucarana, e Nossa Senhora do Bom Conselho, do Distrito da Vila Reis, enviarão três vans e dois ônibus, respectivamente.
Os fiéis serão recebidos com grande infraestrutura no Ginásio de Esportes. O planejamento ficou sob coordenação do Padre Valdecir, da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes. As primeiras barracas foram montadas ainda na sexta (07).
Além das tendas, a Diocese garante que haverá assentos para todos os presentes, além de água e bonés gratuitos. O bispo diocesano informa que o acessório, confeccionado especialmente para a 6ª edição da Romaria, estará sendo entregue gratuitamente. “Se alguém tiver vendendo o boné, não somos nós”, frisa Dom Carlos.
SEGURANÇA
A 6ª Romaria Diocesana, que tem início no Lagoão com a Santa Missa e depois segue em procissão até a Catedral Basílica Menor, terá segurança reforçada.
No domingo, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM) trabalharão em conjunto para garantir que o evento religioso transcorra sem problemas. “Aproximadamente 12 GCMs estarão trabalhando tanto no fechamento das vias públicas quanto nos batedores dos fiéis que estarão participando”, informa o comandante da GCM, Pablo Pereira.
O 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) informou ao que será realizado policiamento do início ao término do evento, mas, por questões de segurança, informações detalhadas da ação policial serão mantidas em sigilo.