Centenas de pessoas são esperadas neste sábado na área central de Apucarana para acompanhar o tradicional Desfile de 7 de Setembro. Neste ano, o ato cívico reúne 61 entidades, entre forças de segurança, tropas do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada (BIMec), escolas municipais, colégios estaduais e também clubes automotivos. O evento é o ponto alto da Semana da Pátria, que teve início no domingo (1º), com a condução do fogo simbólico, o acendimento da pira e o hasteamento das bandeiras.
O desfile pelas ruas centrais da cidade conta com organização da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur) e demanda grande equipe na organização. Durante o evento, 15 servidores municipais estarão em postos estratégicos do percurso para prestar apoio aos participantes e população.
O início está previsto para às 9 horas com saída na Avenida Curitiba, na altura do supermercado Amigão. Os trabalhos, no entanto, começam horas antes, por volta das 5 horas da madrugada, com a interdição de 12 ruas e 19 quadras.
As vias serão bloqueadas com cavaletes e serão liberadas apenas após a finalização do evento. Os acessos principais, que estarão livres para tráfego de veículos, serão as Avenidas Minas Gerais e Doutor Munhoz da Rocha, além da Rua Ponta Grossa.
Conforme apurações do TNOnline, equipes da Polícia Militar (PM), Guarda Civil Municipal (GCM) e agentes de trânsito irão trabalhar durante o evento para garantir a segurança da população. “Além dos policiais militares empenhados no desfile em si, teremos equipes em volta do evento garantindo a segurança em conjunto com os agentes de trânsito do município e Guarda Civil Municipal”, informou o 10º Batalhão da PM nesta sexta-feira (6).
ARAPONGAS
Em Arapongas, o desfile dos 202 da Independência começa mais cedo, a partir das 8 horas, na Avenida Arapongas. Seguindo os mesmos moldes dos anos anteriores, a abertura com cerimonial será no palanque, logo após será o início do Desfile com os pelotões, iniciando na Rua Falcão (esquina do Correio), seguindo até a Rua Jacutinga onde deverão se desfazer, após passagem pelo Supermercado Verona. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Eventos (Secle), 65 pelotões confirmaram participação no ato cívico, entre eles, o Exército Brasileiro. (ANA QUIMELO)