CIDADES

min de leitura - #

Diagnosticado com câncer agressivo, jovem atleta arrecada recursos

Gabrielly Campos

| Edição de 15 de janeiro de 2026 | Atualizado em 15 de janeiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O atleta apucaranense João Vitor Cândido de Moura, de 21 anos, integrante da equipe Andrade Taekwondo/Madureira, encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração, em Londrina. O jovem foi diagnosticado com Linfoma de Burkitt estágio 4, uma neoplasia agressiva que já atingiu o sistema linfático e a medula óssea. Diante da urgência e dos altos custos do tratamento, familiares e amigos organizam uma campanha de arrecadação financeira. 

Inicialmente, os diagnósticos apontavam suspeitas de meningite e síndrome de Guillain-Barré. No entanto, exames mais aprofundados confirmaram o câncer. Segundo Fernando Moura, pai do atleta, a opção pelo tratamento na rede particular foi uma orientação médica devido à gravidade do caso.

“A médica nos orientou que, embora fosse possível realizar o tratamento pelo SUS, devido ao processo avançado da doença, a realização dos procedimentos dentro do Hospital do Coração seria a melhor opção neste momento”, explicou Fernando.

João Vitor já iniciou o primeiro ciclo de quimioterapia e a equipe médica aguarda a estabilização do quadro para prosseguir com as próximas etapas.

A notícia surpreendeu a comunidade esportiva, visto que João Vitor mantinha uma rotina de alta performance até pouco tempo atrás. Mentorado pelo professor Eduardo Andrade (Faixa Preta 3º Dan), o atleta representou Apucarana em diversos torneios estaduais e nacionais. Sua última conquista expressiva ocorreu em outubro de 2025, quando faturou a medalha de prata no torneio Paraná Combate.

Para custear as despesas hospitalares e os medicamentos quimioterápicos, que possuem valores elevados, foi criada uma “Vaquinha” virtual e ações solidárias entre amigos. Contato para doações e informações: 43 9 9910-1011