CIDADES

min de leitura - #

Em oito meses, mais de 2,6 mil novas empresas foram abertas na região

Cindy Santos

| Edição de 23 de setembro de 2024 | Atualizado em 23 de setembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Entre janeiro a agosto deste ano, mais de 2,6 mil novas empresas foram abertas em 27 municípios da região. Conforme dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), foram 6,2 mil aberturas e 3,6 mil baixas. O saldo, entretanto, é 13% menor que o ano passado, quando mais de 3 mil novos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) foram criados no mesmo período.

A maioria dos negócios está no segmento do comércio e reparação de veículos, com 541 empresas. A indústria de transformação (349), transporte (317), construção (212), educação (99), serviços domésticos (88), alojamento e alimentação (71) estão entre os ramos de atividade que começaram a operar na região.

No total, as novas empresas abertas se enquadram em 17 segmentos, sendo que as atividades com menor número são as de água, esgoto, eletricidade e gás.

A maioria dos novos CNPJs (71%) pertence à categoria de Microempreendedor Individual (MEI), com 4.509 aberturas e 2.616 baixas, saldo de 1.893 CNPJs. As microempresas também compõem o saldo regional, com 539 novos empreendimentos e bem como as Empresas de Pequeno Porte (EPP) com 115 negócios.

Os municípios com maior saldo de abertura de empresas são Arapongas (1.032), Apucarana (773) e Ivaiporã (139).

Para o economista Paulo Cruz, professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Apucarana, a abertura de novas empresas reflete o momento positivo da economia com geração de novos empregos e aumento de renda.

“O investidor não abre uma nova empresa se não visualizar uma demanda positiva em seu setor. Além da estabilidade econômica, o empresário analisa diversos aspectos de longo prazo, para poder alinhar-se com as tendências econômicas futuras e tomar a decisão de novos investimentos”, salienta.

PARANÁ

Neste ano, mais de 92,3 mil novas empresas foram criadas no Paraná. O estado é o segundo mais rápido do País na abertura de empresas, com uma média de 9 horas e 23 minutos em agosto. Essa marca é muito similar da alcançada no mês anterior (8h31) e mantém o Estado como o 2º mais rápido do País. Foram 6.472 solicitações processadas no mês passado.