A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) começou ontem o processo de matrícula e rematrícula para o ano letivo de 2024 na rede estadual de ensino. A confirmação das vagas, tanto para matrícula inicial quanto para rematrícula, seguirá até 10 de novembro. Este ano, a previsão é que o processo envolva a participação de pais e responsáveis legais de aproximadamente um milhão de estudantes da rede pública estadual.
Assim como em anos anteriores, os responsáveis legais devem fazer o procedimento de forma online pelo site da secretaria estadual da Educação, na Área do Aluno. A matrícula inicial ou rematrícula devem ser realizadas por meio da opção “Matrícula On-line”. Caso deseje outra escola que não a indicada pela Pasta, é preciso apresentar até três instituições de ensino de preferência. O resultado do pedido será divulgado a partir do da 23 de novembro.
Para alunos oriundos de outros estados, países e redes particulares, os responsáveis deverão entrar na Área do Aluno, criar o Cadastro Geral de Matrícula (CGM) e indicar três instituições de ensino de preferência. Feito isso, deverá aguardar o resultado do processamento das vagas escolares e confirmar matrícula a partir do dia 27 de novembro.
REDE MUNICIPAL
As redes municipais também estão divulgando seus calendários. A Autarquia Municipal de Educação (AME) de Apucarana determinou que até 10 de novembro de 2023, as secretarias escolares devem realizar a renovação das matrículas dos alunos que já frequentam as unidades de ensino. “Os nossos servidores foram orientados a entrar em contato com os pais, por meio de bilhetes na agenda das crianças ou WhatsApp, para orientá-los sobre como será feito o atendimento”, comenta a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.
O período de 13 a 24 de novembro será destinado à matrícula dos alunos que estão deixando os CMEIs para ingressarem nas turmas de Ensino Infantil 4 das escolas municipais. Neste caso, os pais receberão uma carta contendo o nome da escola em que devem matricular seu filho ou filha.
Já as matrículas de alunos que se encontram fora da rede e as transferências serão feitas, em caso de existência de vagas, no período de 27 de novembro a 15 de dezembro de 2023.
Em Arapongas, que também já iniciou o calendário, a Prefeitura de Arapongas disponibiliza para a população o acesso on-line da lista de espera das crianças que aguardam por vagas nosCMEI’s e escolas. O serviço também permite aos pais ou responsáveis solicitações de transferências. O serviço está disponível no site da prefeitura.