Amenos de um mês de concluírem a escola de formação, os 25 aspirantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana estão escalados para atuar nas eleições deste domingo (06). Segundo informa o comandante da GCM Apucarana, Reinaldo Donizete de Andrade, a turma será dividida em duplas e atuará sob supervisão do comando e acompanhamento direto de guardas civis veteranos.
“Trata-se de uma atividade prática que integra o estágio necessário para a formatura como guardas civis e, ao mesmo tempo, um reforço para o dia de votação, garantindo que tenhamos um ambiente tranquilo para que o eleitor exerça de forma plena e segura a cidadania”, diz De Andrade.
A formação dos aspirantes deve ser finalizada neste dia 20 de outubro. “Trata-se da segunda turma em formação em 19 anos de atividade da corporação”, lembra o comandante, assinalando que a convocação dos aspirantes aprovados em concurso público foi assinada pelo prefeito Júnior da Femac em fevereiro deste ano e o curso teve início em meados de maio, com instrução que vem sendo ministrada pelo Núcleo de Ensino da Guarda Civil Municipal de Sarandi.
“Além da capacitação da nova turma, o contrato firmado com a Prefeitura de Apucarana também incluiu a reciclagem dos demais 28 guardas civis em atividade. Entre o conteúdo, destaque para o “Módulo Guarda Armada”, tornando todos os agentes aprovados aptos a portar armamento letal”, informa De Andrade, comandante da GCM Apucarana, relatando que a nova turma é composta por 20 homens e cinco mulheres.
O prefeito Júnior da Femac reforça que com a conclusão da nova escola, a corporação vai dispor de mais de 50 guardas. “São guardas capacitados atuando armados em favor da população, reforçando a segurança do patrimônio público, o combate à violência doméstica através da Patrulha Maria da Penha, as rondas pelos bairros e a segurança das unidades de saúde, escolas e CMEIs, enfim, dando sua parcela de contribuição na garantia da lei e da ordem em nossa cidade”, destaca o prefeito Júnior da Femac, pontuando que a valorização e o aumento do efetivo sempre foram prioridades dentro da sua gestão.
“Ao longo destes cinco anos também promovemos uma total reestruturação da corporação, que envolveu a criação de um plano de carreira e estatutos próprios, investimentos em novas viaturas, equipamentos e tecnologia”, disse Júnior da Femac, enaltecendo o trabalho realizado pelo superintendente de Segurança e Trânsito de Apucarana, tenente-coronel da reserva PM/PR, Marcos José Facio, neste novo momento da GCM.