Durante a sua visita à Arapongas, o governador Carlos Massa Ratinho Junior também aproveitou para participar do último dia da Movelpar Home Show.
“É uma alegria participar da Movelpar mais uma vez, especialmente nesta que é a maior edição da história tanto em indústrias participantes quanto em volume de vendas”, disse Ratinho Junior, referindo-se aos 160 expositores e cerca de 17 mil visitantes esperado, que juntos devem ultrapassar o volume de operações da edição passada, quando foram movimentados cerca de R$ 650 milhões.
“O sucesso da Movelpar reflete o sucesso do parque moveleiro de Arapongas, que é uma referência para o Brasil e também para fora do Brasil, tendo em vista que tivemos aqui rodadas negócios com representantes de 18 países”, acrescentou o governador.
De acordo com o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (SIMA), o polo engloba 42 municípios da região e representa 10% de toda a produção nacional de móveis. Atualmente, 1.009 empresas moveleiras atuam na região, empregando cerca 19,5 mil pessoas em toda a cadeia produtiva. Apenas em Arapongas funcionam 367 plantas industriais.
Os números fizeram com que, em novembro de 2023, a cidade fosse oficialmente intitulada como a Capital Moveleira Nacional.