CIDADES

min de leitura - #

Homicídios recuam 25% no Vale do Ivaí

Adriana Savicki

| Edição de 06 de junho de 2024 | Atualizado em 06 de junho de 2024
Imagem descritiva da notícia Homicídios recuam 25% no Vale do Ivaí

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O número de homicídios dolosos caiu 25% no Vale do Ivaí no primeiro quadrimestre. Os dados constam no sistema de consulta da Secretaria de Estado da Segurança (Sesp). Foram 15 crimes registrados na área da 17ª Subdivisão Policial (SDP) contra 20 no mesmo período do ano passado. A consulta mostra, ainda, uma redução significativa nos crimes contra o patrimônio. 

Dos 26 municípios da área de abrangência da subdivisão, sete registraram homicídios dolosos entre janeiro e abril deste ano. No mesmo período do ano passado houve crimes em oito cidades. Município sede da SDP, Apucarana registrou 8 crimes, uma redução de 11% em relação ao mesmo período do ano passado (ver infográfico). Também foram registrados homicídios em Bom Sucesso (3), São Pedro do Ivaí, Jandaia do Sul, Lunardelli e Ivaiporã.

Os dois principais crimes contra o patrimônio também registraram queda no período na região. Entre janeiro e março foram registrados 1072 furtos na região. O número é 17% menor que no mesmo período do ano passado. Em relação aos roubos, crime mais grave e de maior potencial ofensivo, a queda foi de 56%, com 67 registros neste ano contra 153 no ano passado.

O delegado Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP), afirma que a redução no número de homicídios está atrelada a uma série de fatores como operações desencadeadas pelas forças de segurança, bem como a elucidação de 25% dos homicídios praticados no ano passado, com a prisão de autores, inibindo a atividade criminosa.

Segundo o delegado, especificamente em relação à Apucarana, a Polícia Civil intensificou a Operação Saturação com intervenções em bairros sensíveis à atividade criminosa. A ação, com finalidade específica na redução dos homicídios, também teve reflexo nos índices de outros crimes, como a redução dos roubos.

O município registrou quedas maiores que a média regional nos crimes de furtos e roubos. O número de assaltos registrados (29) é 66% menor que no mesmo período do ano passado. Em relação aos furtos, a queda foi de 22%.

“Em Apucarana a queda de roubos foi muito expressiva. Isso porque conseguimos identificar três quadrilhas voltadas a roubos residenciais e em propriedades rurais, com a prisão de 10 pessoas ligadas a esses crimes”, afirma o delegado.

Uma das quadrilhas presas teve envolvimento em pelo menos 15 assaltos na cidade. Segundo o delegado, eles invadiam as casas e agiam com muita violência. “Os criminosos são todos moradores de Apucarana. Acredito sinceramente que desarticular quadrilhas voltadas à prática desse crime colaborou muito para a redução desses crimes”, relata.

PARANÁ

O Paraná registrou redução nas ocorrências de homicídios dolosos (12,6%), roubos (25,8%) e furtos (13,7%) de janeiro a abril deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 590 ocorrências de homicídios dolosos no período, 85 a menos que as 675 registradas no mesmo quadrimestre de 2023.