CIDADES

min de leitura - #

IAT garantiu plantio de 1,8 milhão de mudas em 2023

Da Redação

| Edição de 10 de janeiro de 2024 | Atualizado em 10 de janeiro de 2024
Aplicativo Paraná Mais Verde está disponível também para os usuários do sistema IOS.
Aplicativo Paraná Mais Verde está disponível também para os usuários do sistema IOS.

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ano de 2023 deixou o Paraná mais verde. O Instituto Água e Terra (IAT) entregou 1.850.427 mudas de espécies nativas em todo o Estado, um incremento de 6% em relação a 2022 (1.741.868). Esse foi o maior volume de distribuição desde 2019, quando o programa Paraná Mais Verde foi implementado pelo Governo do Estado.

Nos últimos cinco anos, o projeto superou a marca de 9,3 milhões de plantas, o equivalente a 8,3 mil hectares – ou 8,3 mil campos de futebol de restauração florestal. A perspectiva, ao manter a média, é que o Paraná alcance 10 milhões de mudas distribuídas ainda neste semestre.

“Vários fatores contribuíram para essa demanda maior em 2023. Eles incluem o estabelecimento de parcerias com instituições como a ONG Mater Natura e a rede global Rotary, que aumentaram a nossa área de atuação, a grande quantidade de processos de licenciamento ambiental no Paraná ao longo do ano e uma fiscalização ambiental mais incisiva, que ajudou na identificação de crimes de desmatamento”, afirma o gerente de restauração ambiental do IAT, Mauro Scharnik.