CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã inicia obra de interligação do Jardim Belo Horizonte

Da Redação

| Edição de 27 de dezembro de 2024 | Atualizado em 27 de dezembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Ivaiporã deu início a uma importante obra de interligação no Jardim Belo Horizonte com o prolongamento da Rua Orlando Burato à Rua Marginal. A obra incluiu uma ponte de 21 metros de largura sobre o Rio Pindauvinha.

O investimento é de no valor de R$ 235.969,04 e o projeto incluiu galerias de águas pluviais, meio-fio e pavimentação asfáltica. Com a Rua Orlando Burato prolongada será uma alternativa para quem reside no Jardim Belo Horizonte, São Domingos e no Jardim Aeroporto, uma vez que o acesso é limitado – por enquanto pela Avenida Ladislao Gil Fernandez ou por uma via próxima.

Após a conclusão das obras a mobilidade será facilitada e permitirá deslocamentos mais rápidos e seguros especialmente para quem é atendido no Centro de Saúde, UPA 24h e Sanepar, por exemplo. “A obra irá reduzir rotas mais longas e resultará na economia de tempo de combustível”, observou o secretário municipal de Obras, Bruno Montoro, que visitou a obra com o prefeito Carlos Gil.

A construção da ponte é uma das principais etapas do projeto. Bruno Montoro explicou que é construída com aduelas de concreto armado com 3x3 módulos projetados para suportar a vazão do rio e garantir durabilidade. “A ponte também irá suportar mais 3 metros de terra e a via terá 9 metros de largura. A obra foi iniciada, há cerca de 30 dias, e o prazo de conclusão está estimado em 40 dias. Em seguida, a Prefeitura executará as obras galerias pluviais, meio-fio e pavimentação asfáltica”, informou Bruno Montoro.

O prefeito Carlos Gil entende que o prolongamento da Rua Orlando Burato permitirá a continuidade do desenvolvimento planejado da cidade – criando uma rota alternativa para acessar o Jardim Botânico e a PR-466.

“Inicialmente, a via terá mão única. Mas iremos avaliar o fluxo de veículos após a conclusão das obras. Se for semelhante à Rua Sete de Setembro poderemos fazer ajustes para atender a população”, antecipou informando que a obra é executada com recursos próprios da Prefeitura.