O Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação do curso de graduação em Inteligência Artificial e Engenharia de Software no Campus Avançado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Jandaia do Sul. A primeira oferta será integralmente pelo processo seletivo SiSU (Sistema de Seleção Unificada) 2025.
Com a oferta de 30 vagas em turno integral, a graduação terá duração de quatro anos e meio. “Os alunos do curso estarão preparados para atuar em um campo com imenso potencial, abrangendo desde a academia até o mercado corporativo e industrial. Este curso não só abrirá portas para diversas áreas, mas também permitirá que nossos estudantes sejam protagonistas em um futuro tecnológico promissor”, destaca o coordenador da nova graduação, professor Carlos Roberto Beleti Júnior.
A comissão responsável pelo projeto pedagógico aponta que os primeiros cursos públicos de nível superior entraram em funcionamento em 2020. Atualmente, de acordo com o sistema eletrônico do Ministério da Educação, o E-mec, há apenas 15 cursos presenciais (públicos e privados) em funcionamento na área em todo o Brasil.
Os conteúdos obrigatórios da graduação incluem algoritmos e estruturas de dados, álgebra linear e geometria analítica, cálculo, circuitos digitais, matemática discreta, estatística, arquitetura de computadores, sistemas operacionais, processo de produção de software, banco de dados, interação humano computador, engenharia de requisitos, inteligência artificial e computacional, cognição, entre outros.
Os estudos para a criação do novo curso começaram em 2019. O diretor do campus Jandaia, professor José Eduardo Padilha, explica que a iniciativa surgiu por meio de docentes do curso de licenciatura em Ciências da Computação e também pelo próprio perfil tecnológico do campus. “Temos na nossa região polos de tecnologia com grandes empresas que têm essa demanda crescente pela inteligência artificial. Somos um dos campi mais novos da UFPR e já temos entrado na vanguarda na questão do ensino, ofertando cursos modernos”, avalia.
A portaria de autorização do Ministério da Educação foi publicada no Diário Oficial da União no início deste mês de setembro.
“Conseguimos observar a oportunidade de criação desse curso que será muito importante para o campus. Este é um movimento que expressa nossa consolidação, com a maturidade que atingimos em dez anos da história do campus de Jandaia do Sul”, conclui Padilha.