CIDADES

min de leitura - #

Mostra de profissões apresenta cursos do campus da Unespar

Gabrielly Campos

| Edição de 27 de agosto de 2025 | Atualizado em 27 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Estudantes de Apucarana e cidades da região foram recebidos ontem no campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) para a Mostra de Profissões 2025, que encerra hoje. O evento, totalmente gratuito, apresenta aos visitantes os cursos de graduação e pós-graduação do campus de Apucarana, oficinas práticas, aulões de revisão para o vestibular e Enem, além de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela universidade.

No campus de Apucarana, a expectativa é receber cerca de 2,5 mil visitantes entre escolas agendadas e comunidade em geral. A instituição oferta 13 cursos. “Nosso objetivo é aproximar os jovens da realidade acadêmica, apresentar as áreas de atuação dos cursos e mostrar as oportunidades que a universidade oferece”, destacou a professora Thaíssa Burci, integrante do Programa Sou + Unespar.

Entre os destaques, o curso de Direito montou uma exposição interativa para explicar as possibilidades da profissão. A acadêmica Ana Beatriz Faneco, do 3º ano, ressaltou a experiência: “Fizemos uma apresentação geral, rodas de profissões e explicamos sobre carreiras, concursos e remunerações. É uma forma de mostrar tudo o que aprendemos em sala e levamos para a prática”, contou.

A programação inclui ainda os tradicionais aulões de revisão, realizados presencialmente e também transmitidos para mais de 90 municípios do Paraná. Segundo a professora Ana Flávia Magnoni Vieira, responsável pelo projeto, as aulas são baseadas nas questões mais recorrentes dos vestibulares e do Enem. “Os professores fazem um levantamento dos temas mais cobrados e preparam conteúdos dinâmicos. Tudo fica disponível no canal da Unespar no YouTube e em materiais de apoio para os alunos”, explicou.

Também chamou atenção oficina de gastronomia, conduzida pelo professor Gabriel Coletti, do curso de Turismo e Negócios, que apresentou técnicas culinárias e a valorização da cultura regional. “Queremos mostrar como turismo e gastronomia podem caminhar juntos, alinhados ao desenvolvimento do Vale do Ivaí, que tem despontado com vinhos, cachaças e culinária típica”, ressaltou. A atividade ainda contou com degustação de pratos, como o tradicional caldinho de feijão.

Neste ano, a Mostra ganhou um espaço mais acolhedor, com distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce, além de estandes voltados para acolhimento psicológico e informações sobre bolsas de estudo. “A ideia foi trazer uma experiência mais completa, mostrando que a universidade também se preocupa com o bem-estar e o futuro dos estudantes”, afirmou o agente universitário Vinícius Crispim.

Os visitantes aprovaram a iniciativa. A estudante Giovana Beatriz da Silva, 17 anos, do Colégio Cerávolo, destacou: “Achei incrível! Teve várias atividades, aprendemos muito e ainda tivemos momentos de descontração. É um evento muito organizado e acolhedor”. (REPORTAGEM LIS KATO)