CIDADES

min de leitura - #

Mutirão no Parque da Raposa recolhe quase 4 caminhões de resíduos

Da Redação

| Edição de 22 de setembro de 2025 | Atualizado em 22 de setembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais de 500 pessoas, entre voluntários, clubes de serviços e forças de segurança participaram neste sábado (20), de um mutirão de limpeza no Parque Ecológico da Raposa, em Apucarana. A mobilização, em alusão ao Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, resultou na retirada de quase quatro caminhões de resíduos, compostos principalmente por retalhos de tecido, móveis inservíveis, pneus e, em menor proporção, lixo doméstico em geral. Também foram plantadas 100 mudas nativas e frutíferas no entorno da represa.

Promovida pela Prefeitura de Apucarana, Fecomércio PR, Sesc Paraná e a empresa Tropic Ambiental, a ação contou com a participação do prefeito Rodolfo Mota, que acompanhou a atividade ao lado da primeira-dama e secretária da Mulher e Assuntos da Família, Karine Mota, e destacou a importância da união da comunidade.

O secretário de Meio Ambiente, Diego Silva, também ressaltou o engajamento dos participantes. “A quantidade de resíduos recolhidos impressiona e mostra o quanto precisamos avançar em consciência ambiental. Ao mesmo tempo, o plantio de mudas deixa um legado positivo”, frisou.

Além da mobilização comunitária, a Prefeitura reforça que o combate ao descarte irregular de resíduos é prioridade permanente. O trabalho é realizado em conjunto pela Secretaria de Meio Ambiente e Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio da população por meio do canal de denúncias. “Qualquer pessoa que flagrar descarte ilegal pode enviar fotos ou vídeos para o WhatsApp da Fiscalização Ambiental, no número (43) 99967-0324. Não é necessário se identificar, garantindo o anonimato do denunciante”, orienta Silva, secretário de Meio Ambiente.

Ele explica que a maioria dos flagrantes de descarte irregular tem sido registrada a partir de denúncias populares. “Quando alguém filma e envia para o canal, nossa equipe e a GCM conseguem agir com rapidez e responsabilizar os infratores. Esse apoio da comunidade é fundamental para que possamos reduzir o problema e manter os espaços limpos”, frisou.