CIDADES

min de leitura - #

No 1º quadrimestre , Prefeitura realizou mais de 2,3 mil cirurgias eletivas

Da Redação

| Edição de 12 de maio de 2025 | Atualizado em 12 de maio de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

De janeiro a abril, foram liberadas 2.302 cirurgias eletivas em Arapongas. O balanço foi divulgado ontem após reunião entre o prefeito Rafael Cita, e o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Arruda.

“Estamos caminhando para zerar a fila de cirurgias de catarata, ortopedia, otorrino e urologia. Estamos trabalhando bastante e tirando toda daquela demanda reprimida que tinha aqui no município, acelerando o processo”, afirmou o prefeito. Segundo ele, esses números representam cerca de 2% da população araponguense tendo acesso a cirurgias que estavam represadas.

“De janeiro até abril, nós conseguimos liberar 16.483 consultas com especialistas, aquelas que não são feitas nas UBSs, nos 18 e nem no UPA”, prossegue o prefeito. “Com relação aos exames, só de ultrassom, que era uma demanda que a população reclamava bastante que demorava, porque estava reprimida, a gente realizou só esse ano, de janeiro até agora, 4.326 ultrassons e mais de 2.000 mamografias”, afirmou o prefeito. Conforme Cita, a Prefeitura está acelerando esse passo, pois não há mais limite mensal para realização de ultrassons, nem mamografias.

De acordo com o prefeito, a saúde do município zerou também a fila de crianças na demanda reprimida - aquelas crianças que aguardavam há tempos por tomografia e ressonância com sedação. “Eu sei que tem aqueles que acabaram de entrar e pedir o exame. Nunca na saúde pública a gente vai conseguir atender 100%. Mas o que eu quero dizer é que estamos trabalhando incansavelmente para reduzir e amenizar as filas do município”, garantiu o prefeito, que destaca a parceria com o governo estadual.

“Outra questão é que nós estamos caminhando também com muita velocidade nas cirurgias vasculares. A gente conseguiu, através da parceria com a Regional de Saúde, do secretário Beto Preto, a liberação de várias cirurgias. Essa boa parceria, mais o trabalho incansável de toda a equipe, tem permitido um grande avanço em uma área que é prioritária e sensível para nós, que a Saúde Pública”, finalizou o prefeito.