CIDADES

min de leitura - #

OMS certifica Ivaiporã como 35ª cidade amiga do idoso do PR

Da Redação

| Edição de 31 de julho de 2024 | Atualizado em 31 de julho de 2024
Imagem descritiva da notícia OMS certifica Ivaiporã como 
35ª cidade amiga do idoso do PR

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ivaiporã tornou-se a 1ª cidade do Vale do Ivaí, 35ª no Estado do Paraná e a 46ª no Brasil a ser certificada como uma cidade Amiga da Pessoa Idosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Com isso, o Estado chegou a 35 municípios certificados, correspondendo por 76% das cidades reconhecidas pelos órgãos internacionais no Brasil. Em todo o País, 46 cidades possuem a certificação, sendo as 11 restantes distribuídas entre Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Dados do Censo de 2022 apontaram que Ivaiporã possui 32.720 habitantes, dos quais 6.800 pessoas têm 60 anos ou mais, o equivalente a quase 21% da população. A proporção está acima da média estadual – em todo o Paraná, há 1,9 milhão de pessoas com 60 anos, cerca de 16% dos residentes no Estado.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, comemorou que mais um município paranaense teve a sua atuação em prol das pessoas idosas reconhecida por órgãos externos. A meta da pasta chefiada por ela é tornar o Paraná o primeiro estado com 100% das cidades certificadas como amigas dos idosos.

“O trabalho realizado em conjunto com as administrações municipais coloca o Paraná em evidência nas políticas de cuidado e inclusão dos idosos. Com isso, conseguimos fazer com que elas tenham um envelhecimento saudável e ativo”, ressaltou.

A previsão é de que o número de pessoas com 60 anos ou mais dobre até 2050 no Brasil e no Paraná. Para cuidar desta crescente parcela da população, o Governo do Estado mantém, entre outras iniciativas, o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso, que garante recursos orçamentários para a área; o programa Viaja 60+, que estimula o turismo na 3ª idade; e a construção de condomínios residenciais exclusivos para idosos.