CIDADES

min de leitura - #

Paixão pelos detalhes é marca das miniaturas de artesão de Apucarana

Louan Brasileiro

| Edição de 08 de novembro de 2024 | Atualizado em 08 de novembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Conhecido por vizinhos e amigos como Professor Pardal, o apucaranense Antônio Barratella, 74 anos, é um verdadeiro mestre na arte da miniatura. Especializado em veículos, de sua oficina saem modelos dos mais variados que chamam atenção pela escala perfeita e riqueza de detalhes. Tudo feito em madeira. A atividade que começou como um passatempo agora pode até se tornar profissional.

“Eu trabalhei a vida toda com a parte elétrica, fazendo serviços como eletricista industrial, função na qual eu me aposentei. Um tempo atrás, vi na internet algumas pessoas construindo miniaturas e dando dicas de como construir. Eu resolvi aprender, e estou aqui”, afirma ao TNOnline.

As miniaturas de Barratella impressionam. No entanto, ele não trata essa atividade como um trabalho. Suas peças não são vendidas, mas são feitas para presentear. Pelo menos até agora.

“Eu já fiz miniaturas de carro para meus netos e para meus filhos. Nunca vendi nenhuma miniatura, mas ultimamente algumas pessoas estão me pedindo para vender. Mas eu ainda estou pensando sobre isso”, pontua.

À reportagem, ele mostrou algumas miniaturas que estão guardadas em sua casa. São vários veículos, como cadillac, calhambeque, caminhões, entre outros. O mini veículo que mais chama a atenção é o mais recente que o senhor Antônio construiu: um caminhão FNM, o popular fenemê.

“Fazia tempo que eu queria fazer um FNM, e um dia desses vi um que estava na oficina de um amigo meu. Eu fotografei o caminhão, depois fiz algumas medidas e daí eu construí meu FNM”, explica.

“Tem que ter todos os detalhes, desde a pintura da carroceria até as alavancas de câmbio. Eu fiz o câmbio com a reduzida e tudo”, destaca o Professor Pardal.

O seu Antônio também faz questão de mostrar um outro caminhão que ele construiu. Um veículo antigo, com tanque para levar água, que ele fez para presentear a sua filha.

“Minha filha trabalha na Sanepar. Um dia eu fui lá e vi uma imagem antiga, de um caminhão tanque para transporte de água. Então fiz minhas medidas e construí já pensando em presentear a minha filha”, conta.

Agora, com a repercussão do seu trabalho, algumas pessoas até já fizeram encomendas.

“O FNM fez muito sucesso, outro dia um caminhoneiro queria comprar o meu. Depois pediu para eu construir um, que ele compra. Mas eu não sei nem quanto cobrar por uma miniatura dessa, pois sempre fiz isso por diversão”, pondera.

Ferramenteiro e inventor

A oficina de trabalho do seu Antônio conta com um verdadeiro arsenal de ferramentas, como chaves e equipamentos em geral. Tudo organizado de acordo com as suas prioridades.

“Aqui eu tenho muita ferramenta, dá para fazermos qualquer serviço” afirma.

Foi da oficina bem aparelhada que nasceu a fama de inventor que lhe rende a alcunha de Professor Pardal vem de sua habilidade de criar ferramentas e adaptar equipamentos de uma forma bem peculiar.

“Eu montei meu próprio torno, e ele funciona muito bem. Também fiz uma adaptação com minha serra para cortar com precisão a madeira das miniaturas. Criei também uma alavanca que se pode acionar com o pé, como um acelerador, o que facilita no trabalho com essas ferramentas”, explica enquanto exibe suas invenções.