CIDADES

min de leitura - #

Paraná quer vacinar 200 mil pessoas contra gripe sábado

Da Redação

| Edição de 11 de abril de 2024 | Atualizado em 11 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Paraná quer vacinar 200 mil pessoas contra gripe sábado

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é vacinar 200 mil pessoas amanhã, no Dia D de mobilização nacional para a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. A vacina estará disponível em 1.351 salas de vacinação, mobilizando cerca de 10,9 mil profissionais da saúde em todo Paraná. Iniciada em 25 março, a campanha atingiu até agora, segundo dados da secretaria 9,20% de cobertura no público alvo, estimado em 4,5 milhões de pessoas.

Além do imunizante da gripe, estarão disponíveis neste sábado as demais vacinas de rotina do Calendário Nacional de Imunização, de acordo com o estoque disponível nas secretarias municipais.

As vacinas de rotina são: Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, Febre Amarela, Rotavírus, HPV, DTP e DTPa.

Também estão vigentes as campanhas de imunização contra a dengue, nos 47 municípios contemplados das Regiões de Apucarana, Foz do Iguaçu e Londrina, e contra a Covid-19.

“Queremos convocar os paranaenses para mais um Dia D de vacinação, especialmente para a imunização contra a gripe, e reforçar a importância de manter a imunização em dia. Com o apoio dos municípios e a colaboração da população do Estado, ampliaremos nossa cobertura vacinal e aumentaremos a proteção contra doenças que podem ser prevenidas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Ontem, o Paraná recebeu mais 308 mil vacinas da Influenza. Ao todo o Estado já recebeu 2 milhões de doses para a campanha de 2024. Do total, apenas 357.892 mil doses foram aplicadas. 

Fazem parte do público-alvo crianças de seis meses a menores de seis anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas, entre outros.

Apucarana vai ofertar imunizante em 25 UBSs

O esquema de vacinação será determinado pelos municípios. Em Apucarana, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) vai abrir 25 UBSs com sala de vacina, de 8h30 as 16h30. Apenas a unidade de saúde Bolivar Pavão, no Jardim América, referência no combate a dengue, não irá ofertar as doses contra a gripe. 

Com uma população-alvo de 51.860 pessoas, a cobertura vacinal está em 16,86%, com um total de 7.798 doses aplicadas. Entre os grupos, os idosos têm maior índice de imunização. Segundo o secretário municipal da Saúde, Emídio Bachiega, a meta é vacinar 23.860 pessoas com mais de 60 anos e 5.065 se imunizaram, ou seja, 20.92%. 

Já entre as crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos, a meta é 8.065 e somente 379 foram vacinadas, o que corresponde a 6,14%. 

“A vacina contra gripe em crianças em idade pediátrica é importante porque ela fica imune contra o vírus e evita a evolução para casos graves de síndrome respiratória. A gripe pode ser perigosa em crianças e a vacina, além de evitar o agravamento dos casos, impede que elas transmitam a doença para adultos e idosos. Pais e responsáveis levem as crianças para vacinar, evitando que desenvolvam uma doença que é previsível e prevenível”, orienta o médico da AMS, Odarlone Orente.

Dentro da previsão de vacinar 1.139 gestantes na cidade, até agora 146 receberam a dose contra a gripe (11,85%).