CIDADES

min de leitura - #

Paróquia de Arapongas inova no ‘recheio’ do bolo de Santo Antônio

Gabrielly Aparecida Izidorio Campos

| Edição de 10 de junho de 2025 | Atualizado em 10 de junho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O principal e mais disputado ingrediente do bolo de Santo Antônio é a medalhinha. Conhecido como casamenteiro, o santo é celebrado no dia 13 de junho. Neste ano a Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Arapongas, inovou no seu tradicional bolo e trouxe novos brindes tanto para as pessoas que querem casar, quanto para as que já estão com o casamento marcado.

O bolo de Santo Antônio já é vendido há mais de 15 anos em Arapongas. Em 2025 além das tradicionais medalhas, os sortudos também poderão encontrar duas medalhas de ouro, e vouchers com prêmios para quem está de casamento marcado ou planejando casamento. Dentre os prêmios estão: 150 bem-casados, 1 painel de TV, assessoria para o dia do casamento e um conjunto de colar e brincos folheados.

Ao menos 10 voluntários participam da preparação e venda do bolo, que será entregue nesta sexta-feira (13). Os preparativos começaram ontem, com a preparação da massa que posteriormente será recheada com doce de leite e as famosas medalhas. Serão acrescentadas à massa mais de cem medalhinhas, incluindo as duas de ouro, e os vouchers. Segundo a voluntária Neiva Paulucci, toda a comunidade se envolve. “Todo mundo participa e é uma energia que supera o cansaço”, diz.

Neste ano, a expectativa da Paróquia é vender 2.000 fatias do doce. Para fazer o bolo serão usados 36 quilos de farinha, 1.440 ovos e 45 quilos de açúcar. A fatia custa R$ 10 e as encomendas podem ser feitas ao final das missas durante a trezena, ou pelo WhatsApp da paróquia (43) 9922-0047. A entrega do bolo acontece no dia 13 de junho das 13h às 21h no Salão Paroquial de Arapongas.

TRADIÇÃO

Acredita-se que a pessoa que achar a medalha ao morder o bolo vai conseguir um amor ou se casar logo. Para os casados encontrar o santinho é sinal de bênção e prosperidade para o casamento.

Segundo voluntários, em Arapongas a tradição é tão forte que alguns fiéis chegam a comprar 17 fatias do bolo, com o intuito de achar a medalha.

E assim a mistura de fé com sabor de casamento mobiliza centenas de fiéis que acreditam na intercessão do santo para encontrarem o verdadeiro amor.