Uma ação da Polícia Civil de Apucarana deflagrada na manhã de ontem simultaneamente em cinco municípios prendeu ontem 12 pessoas e fez a apreensão de armas e drogas. O alvo da Operação Postumus é uma organização criminosa que atua em um esquema de distribuição de drogas. Além de Apucarana, foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão em Rolândia, Ibiporã e Londrina.
Segundo a Polícia Civil, noventa policiais de várias comarcaras atuaram na operação, que também se utilizou de cães policiais e um helicóptero durante o cumprimento dos mandados. O delegado-adjunto da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana (SDP), André Garcia, detalha que as prisões focam uma organização criminosa que vem sendo investigada há vários meses.
“Hoje foi o grand finale de uma investigação que começou no início desse ano. Trata-se de uma estrutura criminosa voltada ao tráfico de drogas em Apucarana. Identificamos uma célula fornecedora em Londrina, com ramificação em Ibiporã”, disse.
Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão. Além de Apucarana foram efetuadas prisões em Londrina e Ibiporã. “Apreendemos duas armas de fogo, aprendemos drogas, dinheiro, celulares, enfim, foi o corolário de uma investigação. E trata se, evidentemente, mais um duro golpe contra o narcotráfico aqui na cidade de Apucarana”, pontua Garcia.
Em Apucarana, os mandados foram cumpridos em várias nas regiões da zona norte e leste da cidade. “Os alvos estavam espalhados, difusos, por todos os bairros da cidade. Então não posso dizer que a investigação e essa operação focou em determinado ponto da cidade, ou focos de tráfico de drogas”, explica o delegado, acrescentando que celulares e eletrônicos apreendidos serão encaminhados a Polícia Científica para investigação.
O efetivo que atuou na operação contou com policiais civis que vieram de diversas regiões do Paraná, além do Núcleo de Operações com Cães (NOC) e um helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA).
“O efetivo foi grande, com 90 policiais civis. Tivemos o apoio da aeronave do GOA. Tivemos o apoio de três equipes do Núcleo de Operações com cães, enfim, uma operação que mobilizou policiais de diversos pontos do Estado. Uma operação muito importante e que vai significar muito para a população de Apucarana”, completa Garcia.