Apucarana conquistou o selo de Cidade Educadora. O prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes receberam a certificação, na noite desta sexta-feira (25), no Cine Teatro Fênix, das mãos da presidente da seção brasileira da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e secretária de educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila.
Com sede em Barcelona, na Espanha, a AICE reúne um seleto grupo de municípios que assumiram o compromisso de reger suas políticas públicas pelos princípios da Carta das Cidades Educadoras, elaborada em congresso na década de 1990. Atualmente, essa instituição sem fins lucrativos possui 500 membros, espalhados por 35 países. No Brasil, apenas 31 cidades fazem parte da associação.
Entre os princípios previstos na Carta das Cidades Educadoras, os principais são a oferta de uma educação inclusiva e voltada para a cidadania democrática, a valorização da diversidade e o combate à discriminação, o acesso à informação e à cultura, o incentivo ao associativismo e ao voluntariado, a inserção laboral inclusiva, a preservação do meio ambiente, a promoção da saúde e a luta contra as desigualdades.
“Apucarana está recebendo esse selo porque já cumpre a maior parte desses princípios. A AME, por exemplo, implantou o ensino de inglês, de espanhol e da Língua Brasileira de Sinais em todas as suas escolas. A Secretaria de Indústria, Comércio e Emprego oferta diversos cursos profissionalizantes, gratuitos, aos jovens e adultos. A Secretaria da Mulher e Assuntos da Família apoia o empreendedorismo e a capacitação das mulheres em situação de vulnerabilidade e as secretarias de Agricultura e do Meio Ambiente incentivam a sustentabilidade através do Programa Feira Verde, que troca materiais recicláveis por produtos hortifrútis. Então, esse selo representa que estamos no caminho correto”, disse o prefeito Junior da Femac.
A presidente da seção brasileira da AICE, Maria Sílvia Bacila, conheceu algumas escolas e projetos de Apucarana nesta sexta-feira (25) e destacou a experiência na solenidade.
“Eu gostaria de parabenizar o prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes por isso é aproveitar para convidá-los, desde já, a participar do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que será realizado de 21 a 24 de maio de 2024, em Curitiba. Apucarana certamente tem a contribuir com os demais municípios da rede. Quando a cidade é pensada para as crianças, o seu futuro está feito”, afirmou Maria Silvia Bacila.
Comitê com membros da sociedade civil
A lei municipal nº 069, de 21 de setembro de 2021, regulamentou a adesão de Apucarana à AICE. Já o decreto nº 541, de 8 de agosto de 2023, instituiu o Comitê Gestor Intersetorial Apucarana Cidade Educadora. O comitê já foi formado.
“Os membros deste comitê serão responsáveis por estreitar as parcerias existentes entre as diversas secretarias municipais, e destas com a sociedade civil organizada, ampliar o trabalho que já vem sendo realizado e disseminar os princípios da Carta das Cidades Educadoras no nosso município. Afinal, o objetivo da Associação Internacional das Cidades Educadoras é fazer com que a educação ultrapasse os muros das escolas e passe a permear os mais variados ambientes da comunidade, contribuindo, em última instância, para a melhoria da qualidade de vida da população e a transformação da sociedade,” acrescentou a secretária de educação, Marli Fernandes.