A Autarquia Municipal de Educação (AME) de Apucarana em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) oferta regularmente cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos professores e à comunidade de Apucarana. Na noite de anteontem, no Cine Teatro Fênix, o prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes entregaram os certificados às 75 pessoas que concluíram a formação no primeiro semestre de 2023.
O prefeito Junior da Femac destacou que Apucarana foi um dos primeiros municípios brasileiros a implantar a disciplina de Libras nas suas escolas. “Desde o ano passado, todos os estudantes, matriculados nas turmas do 1º ao 5º ano aprendem a se comunicar na língua de sinais. O nosso objetivo é tornar o ambiente escolar e a sociedade cada vez mais inclusivos aos surdos,” disse.
“Para que o ensino de Libras pudesse ser implantado nas escolas, nós tivemos que investir antes na formação dos nossos professores. Por isso, desde 2015, nós ofertamos gratuitamente cursos de língua de sinais para eles. No ano passado, nós ainda abrimos a formação para a comunidade com o intuito de levar esse conhecimento para além dos muros das escolas,” acrescentou a secretária de educação, Marli Fernandes.
A procura pela formação é grande. Além de entregar os 75 certificados, foi realizada no mesmo ato a aula inaugural das novas turmas. Ao todo, 160 pessoas inscreveram-se para participar dos cursos.