CIDADES

min de leitura - #

Três mortes suspeitas de dengue são investigadas em Apucarana e Ivaiporã

Da Redação

| Edição de 15 de janeiro de 2024 | Atualizado em 15 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Três mortes suspeitas de dengue são investigadas em Apucarana e Ivaiporã

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Três mortes suspeitas de dengue estão sendo investigadas pelas autoridades de saúde de Apucarana e Ivaiporã. Os óbitos foram registrados entre sexta-feira (12) e domingo (14) em unidades hospitalares dos dois municípios.

Em Apucarana, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) confirmou ontem que investiga duas mortes suspeitas de pacientes masculinos de 22 e 85 anos.

O jovem de 22 anos, identificado como Gustavo Ribeiro9 Nascimento, morreu na madrugada de sábado (13) no Hospital da Providência.

De acordo com a AMS, o rapaz foi atendido inicial no dia 8 de janeiro com sintomas de dengue. Na sexta-feira (12) ele retornou a UBS do Residencial Sumatra e, na sequência, foi encaminhado para a UPA, onde ficou em observação por algumas horas. Como não houve melhora, o jovem foi transferido para o Hospital da Providência. O rapaz era natural de Florianópolis e trabalhava como barbeiro na cidade.

O segundo paciente é um idoso de 85 anos que faleceu na última sexta-feira (12), também no Hospital da Providência. O nome do paciente não foi divulgado.

Conforme informações do chefe do Departamento de Vigilância e Epidemiologia da AMS, Luciano Simplício Sobrinho, o idoso já havia sido hospitalizado em novembro do ano passado por outras causas e voltou a ser internado em 3 de janeiro com quadro de infecção urinária. Embora não tenha apresentado nenhuma manifestação clínica indicativa de dengue, um teste rápido foi realizado e o idoso testou positivo para a doença. “O teste rápido pode dar resultado cruzado com outras doenças. Mas a morte está sendo investigada”, assinala Sobrinho. “Consideramos essas duas investigações até o momento”, reforça.

Na área da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, também é investigado um óbito suspeito de um morador de 46 anos de Cambira que faleceu em dezembro. No mesmo município, uma segunda morte – de uma moradora de 47 anos que faleceu no último dia 5 – foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde. A paciente testou positivo para doença. 

IVAIPORà

Em Ivaiporã, a Secretaria Municipal de Saúde investiga a morte de Leonildo Camargo de Brito de 31 anos. Ele faleceu no neste domingo (14), com suspeita de dengue. Ele era pedreiro e residia na Rua Juarez Cleve, no centro da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda investiga o caso e aguarda resultados de exames que foram encaminhados ao Laboratório Central (Lacen), para confirmar se realmente a doença foi a causa da morte.

De acordo com informações de familiares, ele começou a sentir os sintomas de dengue no início da semana e havia sido internado no Hospital Bom Jesus há quatro dias.

Tanto Apucarana quanto Ivaiporã enfrentam epidemia de dengue. Segundo a última atualização da Sesa os municípios tem 801 e 130 casos confirmados de dengue, respectivamente.