Dorival Júnior aceitou a proposta para ser treinador do Corinthians, em reunião realizada nesta sexta-feira. O profissional de 62 anos estava livre no mercado desde a demissão da seleção brasileira e assume o comando da equipe no lugar de Ramón Díaz. O anúncio oficial deve ser feito nas próximas horas, após a resolução de questões burocráticas.
A negociação se arrastou e ganhou ares de novela nos últimos dias. Dorival está em Florianópolis, Santa Catarina, onde passou a Páscoa. O Corinthians procurou os representantes do treinador durante o feriado, mas as conversas não avançaram e uma proposta oficial não foi apresentada. A diretoria colocou a negociação “em espera” e consultou Tite sobre a possibilidade de assumir o clube.
O Corinthians chegou a um acordo com Tite e a expectativa era de que a negociação fosse sacramentada na terça-feira. Contudo, o treinador desistiu do acordo após sofrer uma forte crise de ansiedade e anunciou uma pausa na carreira para cuidar da saúde mental. Assim, as tratativas com Dorival foram retomadas.
Fabinho Soldado, executivo de futebol do Corinthians, viajou para Santa Catarina para conversar pessoalmente com Dorival, mas voltou para São Paulo sem um acordo. Após novas reuniões com Edson Khodor, empresário do treinador, o dirigente corintiano conseguiu a resposta positiva.
A negociação foi considerada difícil. Isso porque o treinador não pretendia aceitar ofertas neste momento. Ele chegou a ser especulado no Santos, que demitiu Pedro Caixinha e ainda busca treinador, e no São Paulo, cujo técnico Luis Zubeldía ainda tenta arrefecer a pressão por um melhor desempenho da equipe, mas preferiu “descansar” a imagem depois da saída da seleção.
Dorival Junior foi demitido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 28 de março. Ele chega ao Corinthians com a missão de melhorar a defesa da equipe, que sofreu 28 gols em 26 partidas na temporada. No entanto, este também foi um dos pontos fracos do último trabalho do treinador, à frente da seleção brasileira: 17 sofridos em 16 jogos. O treinador também terá como objetivo imediato fazer o clube se classificar ao mata-mata da Copa Sul-Americana.
RODADA DESAFIADORA
Neste domingo, em confronto válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians visita o Flamengo no Maracanã, às 16h. O Timão não deve ter ainda à beira de campo o Dorival, que vai estrear na Copa do Brasil, no meio da semana, contra o Novorizontino.