ESPORTE

min de leitura - #

Santos leva punição da Fifa e fica impedido de contratar reforços

Da Redação

| Edição de 01 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 01 de fevereiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Santos leva punição da Fifa e fica impedido de contratar reforços

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Fifa aplicou um “transfer ban” ao Santos, que fica impedido de contratar e inscrever novos jogadores. A punição administrativa da entidade que comanda o futebol mundial acontece pela ausência de pagamento de transferências internacionais.

A medida se deve a um processo movido pelo treinador argentino Fabián Bustos, que trabalhou no Santos de março a julho de 2022. O técnico foi demitido após a eliminação nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O time caiu nos pênaltis diante do Deportivo Tachira, da Venezuela, na Vila Belmiro.

Bustos pedia R$ 6 milhões de multa pela rescisão unilateral de contrato de trabalho. O Santos recorreu, e a Fifa e a Corte de Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) decidiram pela redução do valor da indenização para cerca de R$ 4 milhões.

O Santos anunciou que, assim que foi notificado, seu departamento jurídico iniciou negociação para fechar um acordo com seu ex-treinador. Segundo o clube paulista, as conversas estão avançando e o problema deve ser solucionado rapidamente.

Em 2023, Fabián Bustos dirigiu o rebaixado América-MG por três meses durante o Campeonato Brasileiro. Aos 54 anos, o argentino assumiu o Universitário, atual campeão peruano, no final do ano passado. Em 12 anos de carreira, Bustos conquistou dois títulos do Campeonato Equatoriano, com o Delfín (2018/19) e o Barcelona (2019/2020).

LUCAS LIMA

O Santos anunciou ontem o empréstimo do meia Lucas Lima para o Sport até o final da Série B do Campeonato Brasileiro deste ano. O jogador de 33 anos vinha treinando separadamente desde a reapresentação do elenco do Santos no início de janeiro.

Com passagem pelo Santos (de 2014 a 2017) e pela seleção brasileira, Lucas Lima voltou ao clube da Vila Belmiro na temporada passada e teve desempenho discreto. Foram 50 partidas por quatro competições com dois gols marcados e dez assistências Com ele no elenco, o Santos flertou com o descenso no Paulistão, caiu na fase de grupos da Copa Sul-Americana, foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil e sofreu o inédito rebaixamento no Brasileiro.