GERAL

min de leitura - #

Parceria Itaipu e Estado vai fomentar o turismo

Diagramação Tribuna

| Edição de 07 de junho de 2024 | Atualizado em 07 de junho de 2024
Imagem descritiva da notícia Parceria Itaipu e Estado vai fomentar o turismo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A cerimônia de abertura do 19º Festival das Cataratas (FIT), na noite de quarta-feira (5), foi marcada pela assinatura de um termo de cooperação para fomento do turismo estadual entre o Viaje Paraná, órgão de promoção vinculado à Secretaria de Estado do Turismo, e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI-BR). O termo prevê o desenvolvimento de atividades de fomento, fortalecimento e promoção do turismo estadual. Logo após a assinatura, foram anunciados os dois projetos iniciais que devem ser conduzidos pelas partes.

O Festival das Cataratas, realizado até esta sexta-feira, em Foz do Iguaçu, é um dos maiores eventos da área do turismo do Brasil. Quase mil pessoas participaram da abertura oficial, que contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, do secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, e do diretor-geral da Itaipu, Enio Verri.

O primeiro projeto é um estudo que envolve o setor náutico e o outro refere-se à viabilidade da implantação do Tax Free, que prevê a devolução de impostos aos turistas estrangeiros que compram produtos do Paraná. A iniciativa já é utilizada em países da Europa e em alguns da América do Sul.

Para o secretário Márcio Nunes, a celebração do acordo em um evento deste porte mostra que o Estado está sempre aberto a novas parcerias e posicionamentos que priorizem o desenvolvimento do Paraná enquanto destino turístico qualificado e único.

“Esse é apenas mais um passo do Estado para posicionar o Paraná como grande player do turismo, que tem funcionado muito bem”, disse. 

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou a importância do setor para a hidrelétrica com a criação da diretoria de turismo no Parque Tecnológico Itaipu. “Nós acreditamos que o turismo é um grande instrumento de desenvolvimento e distribuição de renda. Não medimos esforços nessa área. Esperamos fazer do Lago de Itaipu um grande espaço de turismo”, pontuou. (AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS)